Institutos Federais conquistam 22% das medalhas no Prêmio MEC da Educação Brasileira 2025

Estudantes dos Institutos Federais se destacam no Enem e recebem reconhecimento nacional no Prêmio MEC da Educação Brasileira 2025, reforçando a excelência da educação profissional e tecnológica no país.

Por Karol Peralta

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) tiveram 12 estudantes premiados na categoria Enem do Prêmio MEC da Educação Brasileira 2025, representando 22% do total de 54 medalhistas pelo desempenho na redação do exame.

A região Nordeste liderou a representação dos IFs, com cinco estados tendo estudantes premiados, enquanto as regiões Norte, Sudeste e Sul tiveram dois estados cada. No total, o prêmio reconheceu 116 vencedores, incluindo redes públicas estaduais e municipais, escolas e estudantes de todo o país.

O Brasil conta com 38 IFs, presentes em todos os estados e no Distrito Federal, totalizando mais de 600 campi. Eles oferecem ensino médio integrado ao curso técnico, cursos superiores, pós-graduação e qualificação profissional a aproximadamente 1,8 milhão de estudantes, consolidando-se como referência nacional em educação profissional e tecnológica.

Oito categorias do Prêmio MEC

Além dos estudantes, foram premiados quatro estados, 35 municípios e 20 escolas, com a entrega de 62 troféus e 54 medalhas em oito categorias:

  • Educação Infantil
  • Alfabetização
  • Anos Iniciais do Ensino Fundamental
  • Anos Finais do Ensino Fundamental
  • Ensino Médio
  • Enem
  • Educação em Tempo Integral
  • Educação Profissional e Tecnológica (EPT)

Além disso, 49 professores que acompanharam seus alunos e escolas foram homenageados pelo reconhecimento ao trabalho docente.

Seleção dos premiados

Os vencedores do Prêmio MEC 2025 foram escolhidos com base em indicadores oficiais da educação básica, como o Censo Escolar, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Avaliação da Alfabetização e Enem, além de dados do Censo do IBGE. A análise foi conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), sem necessidade de inscrição prévia.

Premiação e uso dos recursos

Os prêmios incluíram troféus, medalhas, certificados e valores em dinheiro, que deverão ser aplicados por estados, municípios e escolas em melhorias de infraestrutura, valorização dos profissionais da educação e iniciativas pedagógicas.

  • Para estados e municípios, os recursos serão repassados pelo Plano de Ações Articuladas (PAR)
  • Para as escolas, pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com prestação de contas prevista

O reconhecimento reforça o papel dos IFs na formação de estudantes de alta performance, destacando o impacto da educação profissional e tecnológica na qualidade do ensino brasileiro.

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