
Mais de 473 mil aposentados e pensionistas contestaram cobranças de entidades no Meu INSS e telefone 135; 41 organizações precisam comprovar vínculo.
Por Karol Peralta
Mais de 473 mil aposentados e pensionistas solicitaram ressarcimento por descontos indevidos em seus benefícios previdenciários no primeiro dia da operação, nesta quarta-feira (14). Os dados foram apresentados pelos presidentes do INSS, Gilberto Waller Júnior, e da Dataprev, Rodrigo Assumpção, em entrevista coletiva à imprensa.
A grande maioria dos pedidos, 98,6%, corresponde a pessoas que não reconheceram o vínculo com entidades associativas que realizaram os descontos. Ao todo, 41 organizações foram contestadas. Segundo o presidente do INSS, essas entidades têm 15 dias úteis para apresentar documentação que comprove o vínculo. Caso não consigam justificar os débitos, deverão ressarcir os valores diretamente ao Tesouro Nacional, que fará o reembolso ao segurado em folha.
“Esse pagamento não vai para a conta do segurado, ele vai para a conta do Tesouro e o INSS vai ressarci-lo pagando em folha, na conta que ele recebe o benefício”, afirmou Gilberto Waller Júnior.
Sistema sobrecarregado
Segundo a Dataprev, o aplicativo Meu INSS registrou 8,55 milhões de acessos somente neste primeiro dia, com 1,6 milhão direcionados especificamente à área de descontos associativos. Isso causou instabilidade temporária na plataforma durante a manhã, já resolvida até o período da tarde.
Waller Júnior pediu compreensão da população e recomendou que apenas quem teve desconto indevido utilize os canais do INSS para evitar sobrecarga.
“Estamos atendendo pessoas que sofreram fraudes. Então, curiosos, não acessem o sistema”, alertou.
Como saber se você foi afetado
Para verificar se há desconto não autorizado, o aposentado ou pensionista deve:
- Acessar o aplicativo ou site Meu INSS com CPF e senha;
- Selecionar o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”;
- Conferir as informações da entidade e clicar em “Não autorizei o desconto”, se for o caso.
Após o envio do pedido, a entidade tem até 15 dias úteis para responder. Acompanhe o status pelo próprio aplicativo ou pela Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Sem prazo final para solicitação
Não há prazo limite para realizar a contestação. O segurado pode fazer a solicitação a qualquer momento, sem necessidade de pressa.
Cuidado com golpes
O INSS alerta que não entra em contato por telefone, e-mail ou WhatsApp para tratar sobre o ressarcimento. As notificações são feitas exclusivamente pelo app Meu INSS.
Em caso de dúvidas, ligue para o 135 ou acesse o site oficial: gov.br/inss.
Aplicativo gratuito
O Meu INSS está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos da App Store (iOS) e Google Play (Android). O login é feito com os dados do Gov.br.
Além do CPF e senha, será necessário responder perguntas pessoais e criar uma senha segura, contendo letras, números e símbolos.
🔒 FIQUE ATENTO: Não clique em links suspeitos. Para evitar golpes, utilize apenas os canais oficiais do INSS.