Prazo vai até 18 de julho; programa oferece 74,5 mil vagas e reserva metade para inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo

Por Karol Peralta
Estudantes interessados em cursar o ensino superior com financiamento do governo federal têm até esta sexta-feira, 18 de julho, para se inscrever no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2025. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Portal Acesso Único, com login do Gov.br.
Nesta edição, estão sendo ofertadas 74.500 vagas distribuídas em 18.419 cursos e turnos, em 1.215 instituições privadas de ensino superior. Cada candidato pode selecionar até três opções de curso, em ordem de preferência.
Inscrições e critérios de participação
Podem participar da seleção os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e nota acima de zero na redação. Também é necessário ter renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos. Candidatos que participaram do Enem na condição de “treineiro” não são elegíveis.
Além disso, não podem concorrer estudantes que já tenham financiamento anterior do Fies ou do Programa de Crédito Educativo sem quitação, nem aqueles que estejam com financiamento ativo.
O sistema do Fies também identifica automaticamente os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda per capita de até meio salário mínimo. Para esse público, além das vagas tradicionais, são disponibilizadas vagas no Fies Social, com possibilidade de financiamento de até 100% do valor do curso.
Reservas e ações afirmativas
Desde 2024, o programa passou a reservar parte das vagas para ações afirmativas. Estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência têm direito a vagas reservadas. Metade do total de vagas também é destinada aos candidatos de baixa renda inscritos no CadÚnico, conforme previsto no edital.
Cronograma oficial
- Inscrições: 14 a 18 de julho
- Resultado da pré-seleção (chamada única): 29 de julho
- Complementação da inscrição: 30 de julho a 1º de agosto
- Pré-seleção da lista de espera: 5 de agosto a 19 de setembro
Após a primeira chamada, os candidatos que não forem selecionados automaticamente passam a compor a lista de espera, e poderão ser convocados até o dia 19 de setembro.
Como se inscrever
A inscrição deve ser feita pelo site oficial: https://acessounico.mec.gov.br/fies. O candidato precisa utilizar sua conta Gov.br. Quem ainda não possui, pode criar gratuitamente no mesmo portal. É importante acessar apenas a página oficial e estar atento aos prazos divulgados no Edital nº 16/2025, publicado pelo Ministério da Educação (MEC).





