Fogo começou próximo ao estande da China; atividades da COP30 foram suspensas temporariamente enquanto equipes controlavam o incidente.

Por Karol Peralta
Um foco de incêndio atingiu a Blue Zone da COP30, em Belém, na tarde desta quinta-feira, levando à evacuação imediata do público e à suspensão temporária das atividades do evento climático.
Um princípio de fogo começou na área próxima ao estande da China, segundo informou o ministro do Turismo, Celso Sabino. As lonas que compõem o pavilhão são antichamas, o que, de acordo com o ministro, impediu que o incêndio se espalhasse para outras estruturas da COP30 em Belém, considerada uma das principais zonas de negociação da conferência.
As chamas foram controladas pelas equipes de segurança e bombeiros que atuam no local. “As equipes de bombeiros e segurança atuaram prontamente e seguem monitorando o local”, informou a organização da COP30, em comunicado oficial. O órgão também reforçou que não houve feridos.
Com o incidente, as atividades da Blue Zone da COP30 foram paralisadas enquanto autoridades avaliam se haverá condições de retomar os trabalhos ainda hoje. “Em breve vamos saber se os trabalhos recomeçarão aqui na Blue Zone ainda hoje ou a partir de amanhã”, declarou Sabino.
A Blue Zone abriga delegações internacionais e é o principal espaço de negociações formais do evento, que entra nos seus dias decisivos. Até o momento, não há confirmação de danos estruturais além da área atingida pelo foco de fogo.





