SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

IFMS abre inscrições para cursos técnicos integrados 2026 com 1.840 vagas em Mato Grosso do Sul

Exame de seleção gratuito oferece cursos técnicos integrados ao ensino médio em 10 municípios do MS, com cotas para escolas públicas e ações afirmativas

Por Karol Peralta

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu nesta segunda-feira (11) as inscrições para o processo seletivo dos cursos técnicos integrados ao ensino médio com início no primeiro semestre de 2026. São oferecidas 1.840 vagas distribuídas em 10 municípios do estado: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

O edital nº 058/2025 estabelece que os interessados devem ter concluído o 9º ano do ensino fundamental até a data da matrícula, prevista para janeiro de 2026. Também é obrigatório possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) em nome próprio.

Ao todo, são 11 opções de cursos técnicos com duração de três anos, integrados ao ensino médio. As opções incluem Administração, Agropecuária, Alimentos, Agricultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. O campus de Corumbá disponibiliza 160 vagas para os cursos de Informática e Metalurgia.

Ações afirmativas e cotas

Metade das vagas é reservada para estudantes que cursaram todo o ensino fundamental em escolas públicas ou em escolas comunitárias conveniadas que atuem na educação do campo. A outra metade é destinada a candidatos que estudaram na rede privada, total ou parcialmente.

Dentro dessas reservas, há vagas para estudantes com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo, além de vagas para candidatos com qualquer renda familiar, incluindo negros, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Os candidatos serão classificados por nota no exame, com critérios de desempate previstos no edital. Os primeiros colocados da classificação geral e das cotas serão convocados para matrícula.

Inscrições e taxa

As inscrições vão de 11 de agosto a 8 de outubro e devem ser realizadas pela Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS. Para quem não tem acesso à internet, é possível usar computadores disponíveis na Central de Relacionamento (Cerel) dos campi do IFMS.

A taxa de inscrição é de R$ 20 e deve ser paga até 9 de outubro via PagTesouro, com opções de Pix, cartão de crédito ou boleto.

Estudantes matriculados no 9º ano de escolas públicas ou comunitárias da educação do campo, e/ou inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), podem solicitar isenção da taxa até 25 de setembro no momento da inscrição, anexando os documentos exigidos no edital. Caso a solicitação seja negada, o pagamento da taxa é obrigatório para realização da prova.

Sobre o exame de seleção

O exame consiste em uma prova objetiva de múltipla escolha, com 30 questões divididas entre Língua Portuguesa (10), Matemática (10) e Conhecimentos Gerais (10). O conteúdo detalhado está no anexo X do edital.

No hotsite do Exame de Seleção 2026 é possível consultar provas e gabaritos de anos anteriores para preparação.

Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail: processoseletivo@ifms.edu.br.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Categories

Boletim Diário

Receba as últimas noticias de MS em primeira mão!