Homem é preso por planejar atentado a bomba no show de Lady Gaga no Rio

Polícia Civil desarticula grupo extremista que planejava ataque com explosivos improvisados e coquetéis molotov durante show gratuito de Lady Gaga em Copacabana

Por Karol Peralta

🚨 A Polícia Civil prendeu um homem e apreendeu um adolescente por planejarem um atentado a bomba durante o show gratuito da cantora Lady Gaga na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, neste sábado (3). A ação faz parte da Operação Fake Monster, conduzida em conjunto com o Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

As investigações revelaram que os dois faziam parte de um grupo extremista que utilizava redes sociais e fóruns online para recrutar integrantes, inclusive menores de idade, com o objetivo de realizar ataques coordenados com explosivos improvisados e coquetéis molotov. Segundo a apuração, os crimes seriam cometidos como forma de “desafio coletivo”, buscando reconhecimento virtual em comunidades radicais da internet.

O líder da organização foi preso em flagrante no Rio Grande do Sul, por porte ilegal de arma de fogo. Já o adolescente foi apreendido no Rio de Janeiro por envolvimento direto no plano e também por posse de pornografia infantil.

O alerta partiu da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte) da Polícia Civil, que vinha monitorando uma crescente radicalização online de adolescentes em fóruns digitais. Os suspeitos propagavam crimes de ódio, automutilação, apologia à pedofilia e outros conteúdos violentos como forma de integração entre os membros do grupo.

Ao todo, foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso. Foram apreendidos diversos dispositivos eletrônicos, que serão analisados para rastrear novos envolvidos e aprofundar a investigação.

Em outro desdobramento da Operação Fake Monster, um mandado de busca foi cumprido em Macaé (RJ) contra um homem que também planejava um ataque e chegou a ameaçar matar uma criança ao vivo em transmissão online. Ele responderá por terrorismo e indução ao crime.

As autoridades seguem investigando a extensão da rede criminosa, que usava o ambiente virtual para incitar a violência e tentar transformar um evento histórico, o maior show da carreira de Lady Gaga, em palco para um crime bárbaro.

👮‍♂️ A operação demonstra a importância da vigilância digital e da ação rápida das forças de segurança para garantir a proteção em eventos públicos de grande porte, como o realizado neste final de semana na capital fluminense.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *