SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Homem é preso em Corumbá durante operação nacional contra estelionato eletrônico

Polícia Civil cumpre mandado de prisão em Mato Grosso do Sul durante a “Operação Indébito”, que investiga golpes virtuais contra clientes de planos de saúde

Por Karol Peralta

Um homem de 29 anos foi preso nesta quinta-feira (21), em Corumbá, durante o cumprimento de mandado de prisão temporária realizado pela 1ª Delegacia da Polícia Civil. A detenção ocorreu no bairro Cristo Redentor e fez parte da “Operação Indébito”, deflagrada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil do Piauí em todo o território nacional.

O suspeito é investigado por participação em crimes de estelionato eletrônico (artigo 171, §2º-A, do Código Penal) e associação criminosa (artigo 288, do Código Penal). A prisão foi determinada pela Central de Inquéritos de Teresina (PI).

Operação nacional

A ação contou com o apoio das polícias civis de São Paulo, Paraíba, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Bahia, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. Ao todo, foram cumpridos 80 mandados judiciais de prisão e busca, além do bloqueio de 43 contas bancárias para garantir o ressarcimento das vítimas.

Como funcionava o golpe

De acordo com as investigações, a organização criminosa atuava criando sites falsos e anúncios na internet que simulavam serviços de planos de saúde, como a emissão de segunda via de boletos.

Ao acessar os anúncios, as vítimas eram direcionadas para páginas fraudulentas e, em seguida, contatadas por supostos atendentes via WhatsApp. Os dados fornecidos eram utilizados para gerar boletos falsos, cujos valores eram transferidos para contas de “laranjas” e rapidamente repassados a outros integrantes do grupo, dificultando o rastreamento.

A Polícia Civil estima que mais de 200 pessoas em diferentes estados do país tenham sido vítimas do esquema.

Atuação integrada

Segundo o delegado Guilherme Oliveira Pena, a prisão em Corumbá reforça a importância da integração entre as forças de segurança:

“O crime não tem fronteiras, mas a atuação policial também não. A cooperação entre os estados é essencial para combater a criminalidade cibernética, que vitima pessoas em todas as regiões do Brasil. O trabalho em apoio à DRCI-PI foi decisivo para o sucesso desta etapa da operação”, destacou.

Orientações à população

A Polícia Civil orienta que os consumidores redobrem os cuidados ao realizar transações online:

  • Acesse apenas sites oficiais das empresas;
  • Desconfie de anúncios patrocinados com preços ou condições muito vantajosas;
  • Nunca compartilhe dados pessoais ou bancários em canais não verificados.

A investigação segue em andamento e novos desdobramentos não estão descartados.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *