
Brasil sofre bloqueio internacional na exportação de carne de frango após surto de gripe aviária em granja no Rio Grande do Sul
Por Karol Peralta
A confirmação do primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial de aves em Montenegro (RS) já provocou sérias consequências para a cadeia de exportação brasileira. A União Europeia e outros nove países suspenderam total ou parcialmente a compra de carne de frango do Brasil, uma das principais commodities do país.
🌍 Veja quais países já bloquearam o frango brasileiro:
- 🇿🇦 África do Sul
- 🇰🇷 Coreia do Sul
- 🇨🇦 Canadá
- 🇲🇽 México
- 🇦🇷 Argentina
- 🇨🇳 China
- 🇨🇱 Chile
- 🇺🇾 Uruguai
- 🇯🇵 Japão
- 🇪🇺 União Europeia
O governo brasileiro também aguarda novas restrições nos próximos dias por parte de Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Filipinas, três grandes compradores da proteína nacional.
🚫 Bloqueio parcial e total, dependendo do país
De acordo com os comunicados oficiais, Chile, Argentina, Uruguai, México e Coreia do Sul anunciaram suspensão total das compras de frango brasileiro. Já o Japão restringiu as importações apenas para os produtos oriundos da região de Montenegro (RS), onde o surto foi identificado.
Por sua vez, África do Sul, China e União Europeia interromperam as importações seguindo acordos sanitários bilaterais, e deixaram de emitir certificados para novas remessas.
O Canadá, em nota oficial, afirmou que a carne abatida antes de 12 de maio ainda poderá ser importada, seguindo regras previamente estabelecidas.
🧼 Medidas de contenção em andamento no Brasil
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou que o Plano de Contingência está sendo executado com eficiência e rapidez. Na área de emergência de 10 km, estão sendo realizadas vistorias em propriedades rurais para verificar a presença do vírus.
- Na área perifocal (3 km): 29 de 30 propriedades já foram vistoriadas;
- Na área de vigilância (7 km após o raio de 3 km): 238 de 510 propriedades já foram vistoriadas.
Segundo o Mapa, apenas uma investigação de suspeita foi aberta — em uma propriedade de subsistência, o que não afeta o comércio internacional nem a segurança dos alimentos inspecionados.
Na granja foco do surto, todas as aves e ovos foram descartados, e está em curso o processo de limpeza e desinfecção das instalações.
🍳 Consumo continua seguro, diz governo
⚠️ Apesar das restrições à exportação, o consumo de carne de frango e ovos no Brasil está liberado. O Mapa destacou que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de produtos de origem avícola, e o risco para humanos é considerado baixo. Casos em humanos ocorrem, geralmente, após contato direto com aves vivas ou mortas infectadas.
“A situação está sob controle e o Brasil segue os mais altos padrões de defesa agropecuária”, reforçou o Mapa em nota oficial.
📉 Impacto no setor avícola
O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, com mercados consolidados em dezenas de países. A suspensão das compras pode representar um impacto bilionário para o setor avícola nacional, além de gerar pressão sobre o preço interno da proteína caso as exportações não sejam rapidamente retomadas.