Plataforma digital oferece simulados, correção automática de redações, vídeos, apostilas e assistente virtual com inteligência artificial para apoiar quem vai fazer o Enem 2025

Por Karol Peralta
O governo federal lançou nesta sexta-feira (10) o MEC Enem – o Simuladão do Enem, um aplicativo gratuito criado para auxiliar estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nova plataforma oferece simulados por área do conhecimento, correção automática de redações, vídeos, apostilas e um assistente virtual com inteligência artificial, que ajuda o usuário a montar cronogramas personalizados de estudo.
O lançamento foi anunciado em vídeo publicado nas redes sociais pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana.
“Não espere para amanhã, comece a estudar hoje. Faça o simuladão do MEC Enem e seja o melhor aluno dessa prova”, incentivou Lula.
“O MEC Enem é uma plataforma moderna para o jovem ou qualquer brasileiro que queira se preparar para fazer a prova do Enem, porque o exame é o acesso às políticas que o senhor criou: o Prouni, o Fies e o Sisu”, completou o ministro.
📲 Como acessar o MEC Enem
O aplicativo está disponível gratuitamente na Apple Store e na Google Play, além da versão web, acessível em app.mecenem.mec.gov.br.
Podem utilizar a ferramenta estudantes do ensino médio, cursinhos populares, beneficiários do Pé-de-Meia e qualquer pessoa que queira testar seus conhecimentos.
Para acessar o conteúdo, basta fazer o login com a conta gov.br. Entre as principais funcionalidades, estão:
- Trilhas de estudo segmentadas por complexidade e campo do conhecimento;
- Simulados completos com questões de provas anteriores do Enem;
- Assistente virtual com IA, capaz de criar planos de estudo personalizados e tirar dúvidas;
- Correção automática de redações, com devolutiva e pontuação estimada em até 60 segundos.
⏱️ Experiência real de prova
O MEC Enem também conta com cronômetro nas seções de questionário e redação, simulando o tempo real de uma prova. O aplicativo permite que cada usuário acompanhe seu desempenho em um perfil privado, onde é possível visualizar conquistas e evolução — além de compartilhar resultados nas redes sociais.
Outro diferencial é o envio direto de mensagens aos usuários, tornando o app uma ferramenta estratégica de comunicação entre o MEC e os estudantes.
✍️ Redação com correção automatizada
Na seção Redação, o estudante tem acesso a temas inspirados em provas anteriores do Enem. O participante deve escrever o texto à mão, fotografá-lo e enviar pela plataforma.
A ferramenta, então, transcreve automaticamente o conteúdo, permite edições e, em seguida, corrige e devolve a redação com sugestões de melhoria e nota estimada, tudo em menos de um minuto.
📅 Calendário do Enem 2025
As provas objetivas e de redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país.
Nos municípios paraenses de Belém, Ananindeua e Marituba, as datas serão 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão dos ajustes logísticos necessários para a realização da COP30, que ocorrerá em Belém no mesmo período.
🎓 O que é o Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal avaliação educacional do país e serve como porta de entrada para o ensino superior por meio do Sisu, Prouni e Fies. Instituições públicas e privadas utilizam as notas do Enem em seus processos seletivos, e os resultados também são aceitos em universidades portuguesas conveniadas com o Inep.
Ao longo de mais de duas décadas, o Enem se consolidou como instrumento de democratização do acesso à universidade, permitindo que milhões de estudantes brasileiros egressos do ensino médio conquistem o ensino superior por meio de programas federais.
Com o lançamento do MEC Enem, o governo reforça seu compromisso com a inclusão digital e a qualidade da educação pública, oferecendo uma ferramenta moderna, acessível e gratuita para apoiar estudantes de todo o Brasil.





