Estruturas do programa “Agora Tem Especialistas” começam a operar com serviços médicos, atendimentos psicológicos, vacinação e pequenas cirurgias

Por Karol Peralta
O Governo do Brasil iniciou nesta segunda-feira (24) os atendimentos de saúde em seis consultórios móveis instalados em dois contêineres em Rio Bonito do Iguaçu (PR), município que teve 90% da área devastada por um tornado em 7 de novembro, afetando mais de 10 mil moradores. As unidades fazem parte do programa Agora Tem Especialistas e permanecerão na região por três meses.
Para reforçar a assistência após o desastre que atingiu quase toda a área urbana e rural de Rio Bonito do Iguaçu, o Governo instalou consultórios móveis totalmente equipados. Cada unidade conta com três salas de atendimento, desfibrilador, eletrocardiograma, computadores, impressoras e insumos necessários para o atendimento diário, uma infraestrutura desenhada para garantir assistência médica imediata à população atingida.
O serviço inclui consultas médicas e de enfermagem, vacinação, curativos, atendimentos psicológicos, distribuição de medicamentos e até pequenas cirurgias, como remoção de verrugas e pintas para biópsia. A capacidade de atendimento é de cerca de 50 pessoas por dia, sempre das 8h às 17h. Nos fins de semana, o trabalho será voltado a casos de urgência e emergência, com o apoio de equipes da Força Nacional do SUS (FN-SUS).
Equipes especializadas na linha de frente
Desde o tornado, o Governo mobilizou 38 profissionais especializados entre psicólogos, psiquiatras, médicos e enfermeiros para reforçar as ações de saúde mental, assistência clínica e vigilância epidemiológica. Um Centro de Operações de Emergência (COE) foi montado junto à Secretaria Municipal de Saúde para monitorar o bem-estar da população, sobretudo em assentamentos e áreas rurais que sofreram maiores danos.
De acordo com dados da FN-SUS, já foram realizados 2.015 atendimentos voltados à saúde mental e apoio psicossocial, além de 498 atendimentos assistenciais e 141 atividades de bem-estar, como práticas integrativas. As equipes também atuam oferecendo suporte emocional a profissionais da linha de frente e atendimento em pontos de acolhimento.
Reposição de medicamentos e insumos
Na última semana, dois kits emergenciais de medicamentos e insumos estratégicos foram entregues à Farmácia da 5ª Regional de Saúde, em Guarapuava, para abastecer as unidades que atendem Rio Bonito do Iguaçu. Cada kit contém 32 tipos de medicamentos e 16 tipos de insumos, incluindo luvas, seringas e ataduras. A estrutura pode atender até 3 mil pessoas por dois meses, reforçando o cuidado farmacêutico após a perda de materiais durante o desastre.
A iniciativa integra a resposta emergencial coordenada entre Governo Federal, secretarias de saúde e Defesa Civil, garantindo que a população tenha acesso contínuo a serviços essenciais mesmo diante da devastação provocada pelo tornado.





