
Após enchentes históricas, governo anuncia novas moradias e reforça reconstrução no Rio Grande do Sul com obras, compra assistida e foco em prevenção de desastres.
Por Karol Peralta
🔧 Novos empreendimentos e ações de reconstrução habitacional totalizam R$ 5,7 bilhões em investimentos no estado
Passado um ano das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024, o Governo Federal anunciou novos avanços na reconstrução habitacional do estado. Coordenada pelo Ministério das Cidades, a operação já é considerada a maior da história da região, com R$ 5,78 bilhões aplicados exclusivamente para garantir moradia digna às famílias afetadas.
Seguindo diretrizes do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a política habitacional foi estruturada em duas frentes: construção de novas unidades e aquisição subsidiada de imóveis prontos, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.
📍 Visitas e anúncios em Canoas e Porto Alegre
Na última sexta-feira (30), o ministro das Cidades, Jader Filho, e o secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, estiveram nos municípios de Canoas e Porto Alegre, onde visitaram famílias já atendidas, acompanharam obras e autorizaram novos empreendimentos.
Em Canoas, a comitiva visitou os residenciais Parque Porto Ônix e Floratta, que receberam famílias por meio da modalidade Compra Assistida — que permite escolher um imóvel já pronto com subsídio do Governo Federal.
Rosimeire dos Santos Pereira, 59 anos, foi uma das beneficiadas. Ela emocionou a todos ao relatar sua nova realidade:
“A casa é linda, com dois quartos. O condomínio tem piscina, churrasqueira, salão de festas… Deus me deu essa oportunidade para ficar muito melhor.”
Durante a visita, Rosimeire recebeu uma ligação do presidente Lula:
“Que Deus te abençoe. Quando for aí, quero te dar um abraço e um beijo”, disse o presidente à moradora.
🏗️ Novas obras e autorizações
Além das visitas, o Governo Federal autorizou o início de três novos empreendimentos:
- Residencial Quero Quero – Canoas (200 unidades)
- Residenciais Jacuí e Dona Zaida – Porto Alegre (96 e 200 unidades, respectivamente)
Também foram contratadas 332 moradias na modalidade Entidades e confirmada a ampliação de recursos para o Residencial Cooperpoli, em Campo Bom, que contará com 168 novas unidades habitacionais.
A comitiva também acompanhou os trabalhos no canteiro de obras do Residencial Jacuí, em Porto Alegre, e participou de cerimônia de assinaturas na Secretaria da Reconstrução.
📣 Compromisso contínuo com as famílias
“O nosso compromisso é com aquilo que o presidente Lula determinou: garantir que todas as famílias que perderam suas casas possam ter um lar digno de volta”, afirmou o ministro Jader Filho.
Ele ressaltou que uma equipe técnica do ministério reside no RS há 10 meses, mantendo contato direto com prefeituras e lideranças locais.
Já o secretário Augusto Rabelo destacou a importância do acompanhamento:
“Visitamos famílias já contempladas, obras em andamento e empreendimentos entregues. Isso mostra o tamanho do esforço e da responsabilidade compartilhada entre governo federal, estados e municípios.”
Hoje, são 1.500 famílias já atendidas e mais de 3 mil moradias autorizadas para contratação. O avanço da reconstrução no estado, segundo ele, é um exemplo de esforço coletivo e resultado de uma gestão humanizada e comprometida com quem mais precisa.