SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Governo Federal intensifica ações contra a dengue em 80 cidades prioritárias com centros de hidratação e novas diretrizes

Municípios com alta transmissão receberão centros de hidratação, equipamentos, vacinas e apoio técnico para reduzir casos graves e óbitos

Por Karol Peralta

O Governo Federal anunciou nesta terça-feira (8) um reforço nas ações de combate à dengue em 80 municípios prioritários, considerados os mais críticos do país. As cidades, com mais de 100 mil habitantes e altos índices de transmissão, vão contar com centros de hidratação, ampliação da vacinação, novas diretrizes clínicas e uma força-tarefa nacional para enfrentamento da doença.

A primeira ação é a instalação de até 150 centros de hidratação com capacidade para 100 leitos cada, investimento de R$ 300 milhões. Esses centros funcionarão em UBSs, UPAs ou estruturas temporárias e serão responsáveis por oferecer hidratação oral e venosa para casos leves e moderados, evitando agravamentos e internações hospitalares.

“O foco é reduzir casos graves e salvar vidas. A Força Nacional do SUS está pronta para apoiar essas cidades com ações emergenciais e reorganização dos serviços de saúde”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Outras medidas incluem a distribuição de 1.260 equipamentos de pulverização de inseticida, capacitação de profissionais, estratégias de vacinação em cidades novas e a criação de comitês de mobilização para manter a vigilância ativa.

Avanços já são visíveis

O Ministério da Saúde destacou a redução de 75% nos casos de dengue e 83% nos óbitos em 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Segundo o ministro, esse resultado é fruto do trabalho conjunto entre Governo Federal, estados, municípios e a população.

“Não é hora de relaxar. Vamos ampliar a cobertura vacinal e garantir assistência rápida aos pacientes”, enfatizou Padilha.

Cidades prioritárias e vacinação

Entre os municípios com atenção especial estão São Paulo, Paraná, Bahia, Goiás, Acre, Pará e Rio Grande do Norte, com destaque para São José do Rio Preto, que já recebeu mais de 3.600 atendimentos da Força Nacional do SUS. A vacina contra a dengue também será expandida para 16 novas cidades, com ações de busca ativa dos não vacinados.

Diretrizes e formação

O Ministério da Saúde também publicou novas diretrizes clínicas para agilizar o diagnóstico e tratamento dos pacientes. Entre elas, estão o Guia da Enfermagem para Arboviroses, que amplia a autonomia dos profissionais, e o Manejo Clínico Sindrômico, que será testado inicialmente em 10 cidades.

Outro destaque é o investimento em formação profissional com 50 mil vagas em cursos sobre dengue pela UNA-SUS e conteúdos direcionados para agentes de saúde e médicos residentes.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *