Governo apreende 9 mil litros de diesel e 4,4 toneladas de alimentos contrabandeados em Roraima

Ação integrada entre PRF, ANTT, Força Nacional e Casa de Governo em Roraima mira combate ao garimpo ilegal e ao contrabando na fronteira com a Venezuela

Por Karol Peralta

Em uma operação conjunta realizada na noite de quarta-feira (15), o Governo do Brasil apreendeu 9 mil litros de óleo diesel e 4,4 toneladas de alimentos contrabandeados, entre eles fardos da farinha venezuelana Harina Pan, em um depósito clandestino localizado na zona rural de Boa Vista, em Roraima. A ação faz parte do esforço federal para enfraquecer a logística do garimpo ilegal e coibir o contrabando transfronteiriço na região da Terra Indígena Yanomami.

Coordenada pela Casa de Governo em Roraima, a operação contou com participação da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) e Polícia Judiciária Federal (PJFN). O grupo localizou um galpão de madeira, sem identificação, onde estavam armazenados combustíveis e alimentos em condições irregulares.

No local, as forças de segurança apreenderam tambores e galões com diesel, centenas de fardos de alimentos contrabandeados, além de um caminhão e uma motocicleta. O material foi encaminhado ao 4º Distrito Policial da Polícia Civil de Roraima, responsável pelos procedimentos legais.

Segundo a Casa de Governo, as ações integram uma estratégia contínua de combate ao garimpo ilegal na Amazônia, com foco em interromper o abastecimento logístico das atividades criminosas dentro da Terra Indígena Yanomami.

Desde a criação da Casa de Governo, em março de 2024, as operações conjuntas resultaram na apreensão e inutilização de mais de 202 mil litros de óleo diesel em Roraima. Parte desse combustível foi reaproveitada de forma responsável, sendo destinada à Guarda Municipal de Boa Vista e à Cooperativa Agropecuária dos Cinco Polos (Coopercinco).

A Casa de Governo, coordenada pela Casa Civil da Presidência da República, centraliza a atuação federal no estado e já coordenou 7.559 operações de fiscalização e controle, que resultaram na destruição de 680 acampamentos ilegais, 33 aeronaves, 215 embarcações e 125 armas, além da inutilização de mais de 130 mil litros de combustíveis.

Com o apoio das forças federais, o Governo do Brasil reafirma o compromisso de proteger os povos indígenas, preservar o patrimônio ambiental da Amazônia e combater o contrabando e o garimpo ilegal nas fronteiras.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br