Nova medida amplia o alcance do Bolsa Família e passa a atender famílias em situação de rua, com violação de direitos e insegurança alimentar

Por Karol Peralta
O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), anunciou nesta quarta-feira, 9 de julho, uma importante ampliação no alcance do programa Bolsa Família, incluindo três novos grupos prioritários no acesso ao benefício. A medida foi publicada no Diário Oficial da União por meio da Portaria nº 1.97/2025.
A partir da folha de pagamento de julho de 2025, passam a ter prioridade para o ingresso no Bolsa Família:
- Famílias com pessoas em situação de rua
- Famílias com integrantes em risco social associado à violação de direitos
- Famílias com pessoas em risco de segurança alimentar, conforme identificação do Ministério da Saúde
Expansão do amparo social
De acordo com o ministro Wellington Dias, a inclusão desses grupos é parte de um esforço contínuo para garantir maior proteção social e ampliar o acesso à renda mínima e à segurança alimentar, especialmente para populações em condição extrema de vulnerabilidade.
“O objetivo é aumentar o nível de proteção social, de segurança de renda e de segurança alimentar em favor de famílias que se encontram em situação de alto risco social. As inclusões são decorrentes de um olhar articulado do Bolsa Família com outras políticas públicas”, afirmou o ministro.
A medida se soma aos critérios já vigentes que priorizam:
- Famílias com crianças em situação de trabalho infantil
- Pessoas resgatadas de trabalho análogo à escravidão
- Povos indígenas e quilombolas
- Famílias com catadores de materiais recicláveis
Bolsa Família: mais que renda, transformação social
O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Brasil. Relançado em 2023 com um novo modelo, o programa passou a considerar o tamanho e a composição das famílias, tornando-se mais justo e abrangente.
Além da garantia de renda, o Bolsa Família integra ações de saúde, educação, assistência social, trabalho, esporte e ciência, promovendo o acesso a direitos fundamentais e a inclusão produtiva, pilares essenciais para a superação da pobreza.
Desde sua criação, o programa contribuiu para tirar milhões de brasileiros da fome, com impacto direto na melhoria das condições de vida, especialmente em regiões mais pobres.
Nova medida reforça papel do Bolsa Família como política de Estado
A ampliação do público prioritário reforça o compromisso do Estado com uma política pública inclusiva, voltada para quem mais precisa. A incorporação das famílias em situação de rua e em risco de segurança alimentar é um avanço que dialoga com dados alarmantes da realidade brasileira, especialmente diante do retorno da fome e do agravamento das desigualdades nos últimos anos.
Com essa mudança, o Governo Federal busca assegurar que nenhum brasileiro em situação de vulnerabilidade fique para trás.
O que muda com a nova portaria
- ✔️ Famílias em situação de rua passam a ser prioridade para ingresso no Bolsa Família
- ✔️ Inclusão de pessoas em risco social com direitos violados
- ✔️ Pessoas em insegurança alimentar, conforme o Ministério da Saúde, também entram na lista prioritária
- 📅 As mudanças começam a valer na folha de pagamento de julho de 2025
A nova portaria representa um avanço nas políticas de proteção social, ampliando o olhar sobre os diferentes contextos de vulnerabilidade existentes no país. O Bolsa Família se consolida, mais uma vez, como uma ferramenta de combate à fome, à miséria e à exclusão social.
🟢 Para mais informações sobre como acessar o Bolsa Família ou verificar sua situação no programa, acesse o site oficial do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.