Gleice Jane propõe “Selo Empresa Amiga do Cuidado” para valorizar políticas de apoio familiar em MS

Projeto de Lei apresentado na Assembleia Legislativa reconhece empresas que permitem faltas justificadas para cuidados com filhos e dependentes, e poderá ser usado como critério em licitações públicas.

Por Karol Peralta

A deputada estadual Gleice Jane (PT) apresentou nesta semana, na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Projeto de Lei 110/2025, que propõe a criação do Selo Empresa Amiga do Cuidado. A iniciativa reconhece empresas que adotarem políticas internas de apoio aos trabalhadores que precisam se ausentar do trabalho para cuidar de filhos, tutelados ou outros dependentes legais.

💼 O selo poderá ser usado de forma facultativa como critério de desempate em licitações públicas no Estado. A proposta segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa.

O objetivo, segundo a parlamentar, é valorizar e incentivar empresas que reconhecem o trabalho do cuidado como parte essencial da vida em sociedade. Para receber o selo, as empresas precisarão comprovar a adoção de medidas como o abono de faltas justificadas para que seus empregados possam:

  • Acompanhar filhos ou dependentes em consultas médicas, exames, internações, tratamentos ou procedimentos de saúde;
  • Participar de reuniões e outras atividades escolares relacionadas a essas pessoas.

📢 “Esse projeto de lei é necessário para que as famílias possam cuidar melhor das crianças, das pessoas que dependem delas, mas em especial as mulheres, porque sabemos que em uma sociedade ainda patriarcal, o cuidado das crianças recai sobre elas. É uma sobrecarga de trabalho muito grande”, destacou Gleice Jane.

Ela reforçou ainda a necessidade de reconhecer o trabalho do cuidado como parte do desenvolvimento econômico e social:

🗣️ “O trabalho do cuidado é essencial para a construção da sociedade e fortalecimento da economia. Ele é desvalorizado e invisibilizado. Este projeto é um presente para as mulheres de Mato Grosso do Sul que cuidam de filhos, idosos e pessoas acamadas. Também é um incentivo à participação dos pais na escola e à construção de um ambiente de trabalho mais justo.”

🏛️ A deputada finalizou seu discurso afirmando que o projeto busca ampliar o debate sobre igualdade de gênero, tanto nos salários quanto na divisão do trabalho doméstico e no cuidado com pessoas.


📌 Próximos passos:
O PL 110/2025 será analisado pelas comissões da Assembleia e, se aprovado, seguirá para votação em plenário. Caso se torne lei, o selo será concedido por um órgão da Administração Pública Estadual, responsável por verificar se as empresas cumprem os requisitos.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Categories

Boletim Diário

Receba as últimas noticias de MS em primeira mão!