Seleção brasileira integra o pote 1 ao lado dos anfitriões e das principais equipes do ranking mundial

Por Karol Peralta
A Fifa divulgou nesta terça-feira (25) a divisão dos potes do sorteio da Copa do Mundo de 2026, confirmando o Brasil no pote 1 entre os cabeças de chave da competição. O sorteio será realizado no dia 5 de dezembro, em Washington, nos Estados Unidos.
A entidade explicou que Canadá, México e Estados Unidos, países-sede do Mundial, ocupam automaticamente o pote 1, que reúne as seleções mais bem colocadas do Ranking Mundial Masculino da Fifa, atualizado em 19 de novembro de 2025. As demais seleções foram distribuídas em quatro potes com 12 equipes cada, seguindo o critério de pontuação.
Segundo comunicado oficial, as duas vagas do torneio de repescagem mundial e as quatro vagas da repescagem europeia serão incluídas no pote 4, completando a lista de participantes que serão definidos no sorteio da fase de grupos.
Divisão dos potes para o Mundial de 2026
Pote 1: Canadá; México; EUA; Espanha; Argentina; França; Inglaterra; Brasil; Portugal; Holanda; Bélgica; Alemanha
Pote 2: Croácia; Marrocos; Colômbia; Uruguai; Suíça; Japão; Senegal; Irã; Coreia do Sul; Equador; Áustria; Austrália
Pote 3: Noruega; Panamá; Egito; Argélia; Escócia; Paraguai; Tunísia; Costa do Marfim; Uzbequistão; Catar; Arábia Saudita; África do Sul
Pote 4: Jordânia; Cabo Verde; Gana; Curaçau; Haiti; Nova Zelândia; vagas A, B, C e D da repescagem europeia; vagas 1 e 2 do Torneio Classificatório da FIFA
Sorteio em 5 de dezembro
O sorteio da Copa do Mundo de 2026 será realizado no dia 5 de dezembro, às 14h (horário de Brasília), definindo a composição dos grupos da primeira fase. A competição será a primeira da história com 48 seleções, o que amplia o número de confrontos e de vagas destinadas a todas as confederações.
A expectativa aumenta em torno das possibilidades do Brasil, que chega ao sorteio como cabeça de chave, evitando confrontos imediatos com potências como Argentina, França, Espanha e Inglaterra na fase inicial.





