SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Farmácia Popular: Governo começa a enviar alerta sobre remédios contínuos por WhatsApp

Mensagens do SUS pelo WhatsApp e app Gov.BR avisarão sobre retirada de medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes

Por Karol Peralta

O Governo Federal iniciou, nesta semana, uma nova ação voltada à saúde preventiva e à adesão ao tratamento contínuo de doenças crônicas. Beneficiários do Programa Farmácia Popular começarão a receber mensagens no WhatsApp e na caixa postal do aplicativo Gov.BR com lembretes sobre a importância de manter a regularidade na retirada de medicamentos gratuitos, especialmente para hipertensão e diabetes.

A iniciativa é parte dos esforços do Ministério da Saúde para reduzir o abandono de tratamentos essenciais ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O primeiro grupo a receber os alertas inclui cerca de 270 mil pessoas diagnosticadas com hipertensão e que fizeram apenas três retiradas de remédios nos últimos 12 meses, um indicativo de descontinuidade no tratamento.

Prevenção e adesão ao tratamento

A Farmácia Popular é um dos principais canais do Governo Federal para oferecer medicamentos gratuitos à população. O programa atende pacientes com doenças como hipertensão, diabetes e asma, e garante o acesso contínuo aos remédios necessários. A nova estratégia de comunicação pretende aumentar a adesão ao tratamento contínuo, evitando complicações e internações causadas pela interrupção medicamentosa.

“Trata-se de um reforço simples, mas poderoso. Uma mensagem no momento certo pode lembrar o cidadão da importância de seguir com o tratamento. Estamos falando de doenças silenciosas, mas perigosas, como a hipertensão e a diabetes”, explica a pasta da Saúde.

Como identificar mensagens oficiais

Para garantir a segurança da informação e evitar fraudes, o Governo orienta que os cidadãos fiquem atentos ao selo azul de verificação do perfil no WhatsApp. Esse selo indica que a conta foi autenticada pela plataforma da Meta. Além disso, o mesmo conteúdo das mensagens também estará disponível na caixa postal do aplicativo Gov.BR e será informado por banners no site oficial do Ministério da Saúde.

Todas as mensagens permitirão ao usuário escolher se deseja continuar recebendo comunicações do Ministério da Saúde. Futuramente, serão incluídos lembretes sobre a retirada de medicamentos para diabetes, agendamento de consultas médicas e campanhas de vacinação.

Testes com foco em expansão

A ação começa com uma amostragem de 270 mil mensagens, de um total de 3,5 milhões de brasileiros com possível baixa adesão ao tratamento. O Governo avaliará a efetividade da estratégia antes de ampliar o envio para todo o grupo.

Saúde conectada ao cidadão

A proposta de integrar tecnologia e saúde pública já vem sendo implementada em outras frentes, como o envio de lembretes sobre vacinação, consultas com especialistas e informações sobre campanhas nacionais de saúde. A iniciativa fortalece a comunicação entre o SUS e o cidadão, promovendo mais engajamento, prevenção e qualidade de vida.

“A tecnologia está a serviço da saúde e da vida. Alertas simples podem evitar agravamentos de doenças e garantir que o paciente não abandone o tratamento. É um cuidado a mais com quem mais precisa”, afirma o Ministério da Saúde.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *