Aplicado em mais de 1,8 mil municípios, o exame registrou aumento de 11% nas inscrições e trouxe como novidade o uso de detectores de metal em todas as salas de prova

Por Karol Peralta
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve aplicação tranquila em todo o país neste domingo (9), com 73% de presença dos inscritos. Dos mais de 4,8 milhões de participantes, cerca de 3,5 milhões compareceram ao primeiro dia de provas, que abordou questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, cujo tema foi “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.
O balanço preliminar foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O exame deste ano apresentou crescimento de 11% nas inscrições em relação à edição anterior e de 38% em comparação a 2022.
De forma inédita, o Enem 2025 adotou a metodologia testlet, que agrupa questões diferentes em torno de um mesmo texto, com o objetivo de aprimorar a avaliação do desempenho dos candidatos. O gabarito oficial das provas aplicadas neste domingo será divulgado na quinta-feira, 13 de novembro.
O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o exame foi aplicado em 1.805 municípios, distribuídos em 11.791 locais de prova e 164.906 salas, com o envolvimento de mais de 300 mil profissionais. “O exame foi aplicado com segurança e tranquilidade em todo o país”, afirmou o ministro.
O presidente do Inep, Manuel Palacios, ressaltou as medidas de segurança ampliadas. “A principal novidade foi o uso de detectores de metal em todas as salas de prova, garantindo maior controle e evitando irregularidades”, disse.
Tema da redação e contexto social
A redação sobre o envelhecimento na sociedade brasileira chamou atenção pela atualidade do tema. Segundo Camilo Santana, o assunto reflete uma mudança demográfica no país, que passa a ter uma população mais idosa e com maior expectativa de vida. “Esse processo exige novas políticas públicas e um olhar cuidadoso para o envelhecimento ativo e digno”, pontuou.
Expectativas e depoimentos
Entre os estudantes que realizaram o exame, o clima foi de expectativa e confiança. Victor Bandeira, de 17 anos, candidato ao curso de Ciências Contábeis na Universidade de Brasília (UnB), disse ter se preparado bem para o primeiro dia. “Estudei bastante e acho que fui bem. O mais difícil ainda vem na semana que vem, com matemática e ciências da natureza, mas estou confiante”, comentou.
Ele aproveitou para deixar um conselho aos colegas: “Vem fazer a prova, porque ficar em casa é perder uma chance da sua vida. Mesmo que não passe, tenta de novo o importante é persistir”.
Reaplicação e cronograma
O segundo dia de provas do Enem 2025 será no domingo, 16 de novembro, com questões de ciências da natureza e matemática.
Já os participantes de cidades afetadas por desastres naturais poderão solicitar reaplicação das provas, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de dezembro. O pedido deve ser feito entre 17 e 21 de novembro, até o meio-dia, na Página do Participante.
Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o exame será aplicado em 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30 na capital paraense.
Enem como porta de entrada para o ensino superior
O Enem é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo utilizado em programas como o Sisu, Prouni e Fies. Neste ano, o exame também voltou a servir para certificação do ensino médio, mais de 98 mil estudantes maiores de 18 anos se inscreveram para obter o diploma, mediante nota mínima de 450 pontos em cada área e 500 pontos na redação.
Os resultados do Enem também podem ser usados em universidades portuguesas conveniadas ao Inep, permitindo que estudantes brasileiros usem suas notas para ingressar em instituições internacionais.





