Enem 2025: mais de 4,8 milhões de estudantes farão o exame nos dias 9 e 16 de novembro

Maioria dos inscritos no Enem 2025 é composta por mulheres e alunos da rede pública; faixa etária de 17 anos lidera número de participantes.

Por Karol Peralta

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o país. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mais de 4,8 milhões de inscrições foram confirmadas, sendo 1,3 milhão de concluintes do ensino médio da rede pública.

O Painel do Enem 2025, divulgado pelo Inep, mostra que a edição deste ano do exame reunirá 4,8 milhões de participantes, o que mantém o Enem como a principal avaliação para ingresso no ensino superior brasileiro. Dos inscritos, 2,8 milhões são mulheres (60,06%) e 1,9 milhão são homens (39,94%).

Com relação à etnia, a maioria dos candidatos se declarou parda (2,1 milhões), seguida de branca (1,9 milhão), preta (603 mil), amarela (67 mil) e indígena (37 mil). Ainda segundo o levantamento, 3 milhões de participantes estão isentos da taxa de inscrição, enquanto 1,7 milhão efetuaram o pagamento para participar da prova.

Faixa etária e crescimento entre idosos

A faixa etária com o maior número de inscritos é a de 17 anos, com mais de 1,1 milhão de estudantes. O destaque desta edição é o crescimento da participação de pessoas acima de 60 anos, que somam 17.192 inscritos — um aumento de 191% em comparação à edição de 2022.

Certificação de ensino médio

Mais de 98 mil candidatos usarão o Enem 2025 para obter a certificação de conclusão do ensino médio ou proficiência parcial, disponível para pessoas com 18 anos ou mais. Para garantir o certificado, é necessário alcançar 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação.

Aplicação no Pará em datas diferentes

Nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, as provas ocorrerão nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da COP30, que será sediada em Belém no mesmo período das provas regulares.

Enem: porta de entrada para o ensino superior

Criado para avaliar o desempenho dos alunos ao final da educação básica, o Enem consolidou-se como o principal caminho para o acesso à educação superior no Brasil. O exame é utilizado em programas como o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Além das universidades públicas e privadas brasileiras, instituições portuguesas com convênio com o Inep também aceitam as notas do Enem em seus processos seletivos, facilitando o ingresso de estudantes brasileiros no exterior.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br