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Empresas chinesas querem investir no Túnel de Santos e injetar R$ 6 bi no setor portuário brasileiro

Durante visita à China, ministro Silvio Costa Filho anuncia interesse de gigantes da construção civil chinesa no leilão do Túnel Santos-Guarujá e assina pacote de investimentos bilionários para portos públicos do Brasil

Por Karol Peralta

Ministro Silvio Costa Filho anuncia pacote de R$ 6 bilhões em investimentos no setor portuário brasileiro e revela interesse de gigantes chinesas na construção do inédito Túnel Santos-Guarujá

Durante visita oficial à China ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou nesta terça-feira, 13 de maio, que empresas chinesas demonstraram forte interesse em participar do leilão do Túnel de Santos, previsto para agosto, e investir fortemente na infraestrutura brasileira.

“O Brasil tem segurança jurídica e bons projetos. Grandes empresas da construção civil da China querem participar do leilão, e os investimentos devem ultrapassar R$ 6 bilhões”, afirmou o ministro. Segundo ele, representantes dessas companhias devem visitar o Brasil nos próximos 30 dias para compor consórcios interessados no projeto, que prevê a construção do primeiro túnel submerso da América Latina, ligando Santos e Guarujá.

Além disso, Costa Filho destacou a assinatura de um pacote de ações com o setor portuário brasileiro, que deve atrair mais R$ 5 bilhões em investimentos para os portos públicos.

✈️ Aviação e tecnologia na pauta

Outro destaque da agenda na China foi a assinatura de um acordo de cooperação com a Universidade da Aviação Civil chinesa. O objetivo é promover a troca de experiências e tecnologia, melhorando a governança dos aeroportos brasileiros.

“A ampliação das relações bilaterais já reflete nas rotas aéreas. Em 2024, retomamos os voos diretos entre Brasil e China com a Air China. Queremos ampliar esse número, que hoje é de 80 mil passageiros por ano. A meta é dobrar esse fluxo nos próximos três anos”, destacou o ministro.

Costa Filho também mencionou que o governo trabalha para impulsionar a venda de aviões da Embraer para o mercado chinês, fortalecendo a indústria nacional de aviação.

🚢 Brasil quer encurtar distâncias com logística mais eficiente

O ministro reforçou a importância da China como principal parceiro comercial do Brasil e destacou que 28% das exportações brasileiras passam pelos portos com destino ao mercado chinês. “Queremos encurtar distâncias e melhorar nossa logística portuária, aumentando o número de navios e fortalecendo setores como agronegócio, proteína animal e minério de ferro.”

Segundo ele, a expectativa é de crescimento de 5% no setor portuário e 6% na aviação civil até o fim de 2025, impulsionando o desenvolvimento econômico e a geração de empregos.

🚄 Ferrovias também fazem parte do plano

Além dos portos e da aviação, as ferrovias também estão no radar do governo. O ministro citou a FIOL (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), que vai ligar o interior da Bahia ao porto de Ilhéus, e a Transnordestina, como parte fundamental da nova estratégia logística.

“Essas obras vão reduzir o custo logístico do país e aumentar a eficiência no escoamento da produção nacional. O debate com os chineses visa ampliar a capacidade dos portos e intensificar o comércio com a Ásia”, concluiu.

🌍 Brasil como hub sustentável

Silvio Costa Filho ressaltou que o mundo exige produção com sustentabilidade e que o Brasil está bem posicionado nesse cenário. “O país é hoje um player estratégico internacional, com estabilidade institucional e foco em infraestrutura verde. Isso atrai o interesse global e, especialmente, da China.”

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