
A nossa equipe de jornalismo entrevistou os candidatos à prefeitura de Campo Grande. Perguntamos sobre a saúde, educação, infraestrutura. Também questionamos quais serão as primeiras ações no primeiro ano de mandato.
Solicitamos que citassem algumas propostas e a população poderá esperar do seu mandato. Abaixo segue a resposta da candidata Rose Modesto (União). A equipe nos encaminhou a proposta da candidata.
Campo Grande é um tesouro no coração do Brasil. Nossa cidade morena combina história, cultura e natureza de forma singular.
Moradores, visitantes e apaixonados por esta terra reconhecem o potencial da cidade, mas também sabem que é necessário cuidar de suas vulnerabilidades e trabalhar juntos para fazer o município crescer e ocupar seu lugar de destaque no país e no mundo.
Com união e esforço coletivo, Campo Grande precisa recuperar sua autoestima, continuar a se desenvolver e se destacar como um lugar de oportunidades. A vocação para a prosperidade desta terra é nata e merecida.
Com uma área de mais de 8 mil km², a agricultura, a pecuária e a agricultura familiar também desempenham papéis cruciais na matriz econômica e indústria local transforma produtos primários, destacando-se frigoríficos e laticínios. Campo Grande possui influências culturais diversas, que vão desde povos originários, japoneses, sírio-libaneses, bolivianos, paraguaios até portugueses. Essa diversidade se manifesta em uma rica pluralidade de tradições.
A cidade, uma das mais arborizadas do Brasil, oferece uma ampla gama de parques, com vistas espetaculares do pôr do sol. Com uma população estimada em 900 mil habitantes, é a cidade mais populosa do estado e a terceira da região Centro-Oeste.
Sob a liderança de Rose Modesto, a gestão pública de Campo Grande estará em um novo momento, com propostas inovadoras que visam garantir um desenvolvimento urbano sustentável e a preservação dos recursos naturais. Alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), a cidade está implementando políticas que promovem qualidade de vida e sustentabilidade.
Entre as ações, destacam-se a conservação da biodiversidade, o manejo adequado dos resíduos sólidos, a promoção de energias renováveis e a ampliação da infraestrutura urbana com atenção aos riscos naturais presentes em tragédias que podem ser evitadas.
A intensificação da arborização urbana, principalmente nos bairros, a proteção de áreas de preservação permanente e a educação ambiental são iniciativas fundamentais para engajar a comunidade e assegurar um futuro próspero e sustentável.
Nossa proposta para Campo Grande também está comprometida em proporcionar saúde integral e assistência social a todos os seus cidadãos, garantindo educação de qualidade e oportunidades igualitárias de desenvolvimento. A cidade deve incentivar a prática de esportes e atividades culturais, promovendo inclusão e diversidade.
Além disso, a incorporação de tecnologia inovadora nos processos administrativos e de serviço público visa dar maior transparência à gestão, otimizar a eficiência e a acessibilidade, facilitando a vida dos moradores.
Educação:
- Potencializar a qualidade do ensino e ampliar o número de escolas em tempo integral da Rede Municipal de Ensino.
- Promover concurso público voltado para profissionais da área de ensino, visando complementar a lacuna existente no quadro de efetivos.
- Aperfeiçoar e ampliar o programa de fornecimento de merenda escolar na rede de ensino municipal com acompanhamento de equipe nutricional, priorizando a compra de produtos da agricultura familiar.
- Modernizar e ampliar a rede de EMEIs (Escolas Municipais de Educação Infantil)
Saúde:
- Fortalecer atenção e atendimentos à saúde.
- Implantar a Central de Telemedicina para atendimento especializado.
- Modernização da infraestrutura das unidades de saúde.
- Implantar uma Central de Compras específica para a área da saúde, buscando atender às demandas de forma mais ágil e eficiente.
Infraestrutura urbana, mobilidade inteligente e inovações tecnológicas:
- Melhorar a infraestrutura dos bairros
- Investir em saneamento, drenagem, iluminação pública e pavimentação em áreas urbanas, com prioridade para os bairros, bem como manter e recuperar estradas vicinais e pontes na área rural, melhorando as condições de vida e a segurança dos moradores.
- Realizar manutenções regulares nas ruas e avenidas para garantir a segurança e a fluidez do tráfego.
- Melhorar e modernizar o transporte e a mobilidade.





