DNIT autoriza recuperação da ponte sobre o rio Paraguai em Porto Morrinho, após solicitação de deputado estadual

Estrutura localizada na BR-262, entre Corumbá e Ladário, apresenta falhas há anos; obras devem começar em novembro, segundo a Agesul.

Por Karol Peralta

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) autorizou a abertura do processo licitatório para a recuperação da ponte sobre o rio Paraguai, na BR-262, em Porto Morrinho, cerca de 70 quilômetros de Corumbá (MS). A decisão foi confirmada nesta segunda-feira (27), durante reunião entre o deputado estadual Paulo Duarte (PSB) e o secretário de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso do Sul, Guilherme Alcântara.

O anúncio da recuperação da ponte representa um avanço importante para moradores e motoristas que utilizam diariamente a BR-262, uma das principais ligações entre Corumbá, Ladário e o restante do Estado.

De acordo com o secretário Guilherme Alcântara, o DNIT já deu aval para que o governo estadual inicie o processo licitatório da obra. “A gente sabe da importância que é a recuperação dessa ponte, que está cedida ao Estado. Agora temos a autorização de Brasília para recuperar a estrutura por inteiro e devolver a segurança à região de Corumbá e Ladário”, afirmou.

Em nota, a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) informou que o projeto técnico do governo foi aprovado pelo DNIT e que o edital de contratação da obra será publicado ainda em novembro.

A ponte sobre o rio Paraguai, uma das mais importantes da região, vem apresentando há anos buracos e vergalhões expostos, o que preocupa motoristas e moradores locais. A demanda pela recuperação foi apresentada em setembro pelo deputado Paulo Duarte, que destacou a situação de risco.

Segundo o parlamentar, o atraso na obra ocorreu por causa de um “vazio jurídico” após o encerramento do contrato de concessão da ponte entre o Estado e o DNIT. “Para que a manutenção fosse possível, era necessária a aprovação do projeto pelo órgão federal, responsável pela gestão técnica da BR-262”, explicou.

Duarte também defende que, além da recuperação estrutural, o trecho receba uma balança móvel para pesagem de caminhões. “A recuperação da ponte é essencial neste momento, mas é igualmente importante que haja o controle de peso dos veículos. Não adianta fazer manutenção se não houver fiscalização”, reforçou.

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