SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Deputado Vander solicita à UFMS título de Doutor Honoris Causa ao professor Pedro Chaves

Reconhecimento é proposto em razão da contribuição de Pedro Chaves à educação em Mato Grosso do Sul e será avaliado pelo Conselho da Universidade Federal.

Por Karol Peralta

Na última segunda-feira (7), o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) protocolou um pedido junto à reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Ítavo, solicitando a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao professor Pedro Chaves dos Santos Filho. A homenagem reconhece a notável contribuição do educador ao desenvolvimento da educação em Mato Grosso do Sul.

O pedido foi entregue durante a solenidade de lançamento de projetos da UFMS financiados por emendas parlamentares do deputado. Segundo Vander, a proposta é uma forma justa de reconhecer “um cidadão completo”, cuja trajetória impactou profundamente a área da educação no estado.

“Não é tão difícil assim falar sobre o professor Pedro Chaves. Difícil é acertar com precisão as suas inúmeras qualidades. Um cidadão completo: pai de família, empresário, político, palestrante, articulista, professor, escritor, educador”, declarou o parlamentar.

A reitora Camila Ítavo recebeu a proposta com entusiasmo e afirmou que o pedido será submetido ao Conselho Universitário da UFMS, responsável por analisar e aprovar esse tipo de honraria.

Entre os feitos de Pedro Chaves, o deputado destacou o título de Doutor Honoris Causa já recebido pelo Centro Universitário de Brasília (Ceub), sua cadeira de imortal na Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL), o título de associado emérito do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul (IHGMS), além de sua extensa atuação como educador e empreendedor.

Pedro Chaves foi o fundador de um dos maiores grupos educacionais da região Centro-Oeste, que incluiu o Centro de Ensino Superior Professor Plínio Mendes dos Santos (Cesup), mais tarde transformado na Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp). Seu legado também se estende à Faculdade Insted e à Escola Mace (Moderna Associação Campo-Grandense de Ensino) — esta última, inclusive, onde Vander estudou durante a adolescência.

“Sendo assim, julgamos muito justa a nossa indicação à UFMS e esperamos que o Conselho Universitário possa compartilhar desse nosso olhar de admiração ao professor Pedro Chaves”, concluiu Vander.

A concessão do título de Doutor Honoris Causa é uma das mais altas honrarias oferecidas por uma instituição universitária, celebrando personalidades que contribuem significativamente com a ciência, a cultura e a sociedade.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *