SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Denúncia contra Usina Raízen em Rio Brilhante gera pedido de investigação por crime ambiental

Deputado Zeca do PT solicita investigação sobre despejo irregular de vinhaça pela Usina Raízen, que ameaça a saúde de moradores e o meio ambiente em Mato Grosso do Sul

Por Karol Peralta

Em sessão ordinária realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), na última quinta-feira (25), o deputado estadual Zeca do PT apresentou uma indicação solicitando investigações urgentes contra a Usina Raízen, localizada na Fazenda Passatempo, em Rio Brilhante.

A denúncia parte de relatos de agricultores familiares e moradores próximos à usina, que afirmam que a empresa vem despejando resíduo líquido sem tratamento e com mau cheiro, conhecido como vinhaça, nas margens da rodovia MS-455, também chamada de “Estrada da Gameleira”.

Segundo os moradores, o despejo tem causado grande transtorno e impactado diretamente o meio ambiente local, configurando uma grave violação ambiental e risco à saúde pública.

“Conforme as imagens gravadas em denúncia dos agricultores familiares da região, a Usina vem realizando o despejo indiscriminado de vinhaça, líquido obtido a partir do processamento da cana-de-açúcar. A prática vem causando sérios transtornos às famílias que residem nos assentamentos próximos à usina, em razão do forte odor proveniente do resíduo, prejudicando a qualidade de vida da população local e levando sérios riscos à saúde e ao meio ambiente da região”, declarou o parlamentar.

A indicação apresentada por Zeca do PT foi fundamentada em ofício enviado pela vereadora Edilaine Tavares (PT), de Sidrolândia, que reforça o descontentamento dos agricultores familiares moradores de assentamentos próximos à usina.

“Mais uma denúncia, mais uma vergonha, mais um exagero da fazendeirada que não se compadece com a saúde do povo e quer lucrar a qualquer custo. Precisamos de investigações urgentes por parte dos órgãos competentes, com as devidas medidas para punição aos responsáveis por este crime ambiental”, acrescentou Zeca do PT.

O deputado encaminhou oficialmente o pedido de investigação ao procurador-geral de Justiça de Mato Grosso do Sul, Romão Ávila Milhan Junior, ao diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), André Borges, e ao comandante da Polícia Militar Ambiental, coronel José Carlos Rodrigues.

As autoridades agora têm a responsabilidade de apurar os fatos, tomar as medidas cabíveis e garantir que práticas ilegais que ameaçam o meio ambiente e a saúde da população sejam devidamente punidas.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br