Novo sistema “Defesa Civil Alerta” começa no Norte no sábado (20), envia mensagens gratuitas diretamente para celulares e amplia a proteção da população contra chuvas intensas, tempestades e inundações.

Por Karol Peralta
A Defesa Civil Nacional anunciou a expansão do Defesa Civil Alerta, novo sistema de mensagens que envia avisos diretamente para celulares em áreas com risco iminente de desastres. A tecnologia será implementada nos estados da região Norte a partir do próximo sábado (20) e, na semana seguinte, chegará ao Centro-Oeste.
A ferramenta, que já está em funcionamento nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, tem o objetivo de reforçar a prevenção e aumentar a capacidade de resposta das autoridades em situações de emergência. Desde sua fase inicial, o sistema foi acionado 433 vezes para alertar a população.
Como funciona o Defesa Civil Alerta
O sistema utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto acompanhadas de avisos sonoros, que aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos — mesmo quando estão no modo silencioso. O serviço é gratuito, não exige cadastro e depende apenas da cobertura de telefonia móvel e da compatibilidade dos dispositivos com redes 4G ou 5G.
Além desse novo recurso, a Defesa Civil continua utilizando outros canais de comunicação de risco, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts, todos integrados à Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), plataforma responsável por reunir e organizar as informações de risco.
Balanço dos alertas emitidos
Desde o fim de 2024, quando começou a ser implementado, o Defesa Civil Alerta já foi utilizado:
- 362 vezes para alertas severos (quando há tempo de preparação);
- 56 vezes para alertas extremos (com necessidade de ação imediata);
- 15 vezes para alertas de demonstração (voltados a treinamento da população).
Os estados com maior número de registros foram São Paulo (160 alertas), Santa Catarina (160) e Minas Gerais (40). Os principais riscos comunicados foram:
- 195 alertas para chuvas intensas;
- 94 para tempestades;
- 43 para deslizamentos de terra;
- 26 para inundações.
Compromisso com a vida
“O presidente Lula tem um compromisso com a vida das pessoas, especialmente dos mais vulneráveis. E a nacionalização do Defesa Civil Alerta é uma das ações mais importantes nesse sentido”, destacou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
De acordo com o coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Cenad, Tiago Schnorr, o sistema é um recurso complementar às ações locais. “Ele não substitui as redes sociais ou mídias utilizadas por estados e municípios, mas é um poderoso reforço para garantir que as mensagens cheguem com agilidade e precisão”, afirmou.
Canais de acesso da Idap
A Idap já está integrada a diferentes meios de comunicação:
- SMS: basta enviar o CEP para 40199 (gratuito);
- WhatsApp: cadastro pelo número (61) 2034-4611;
- Telegram: chatbot da Defesa Civil Nacional;
- Google Public Alerts: integrado ao Google Maps e às buscas;
- TV por assinatura: mensagens em tempo real em situações de risco.
Atualmente, cerca de 1.200 agentes em todo o Brasil estão capacitados para operar o sistema, que segue em evolução para ampliar o alcance e a efetividade dos alertas.
Com a ampliação para todas as regiões, o Defesa Civil Alerta se consolida como uma ferramenta essencial para proteger vidas, prevenir desastres e preparar a população diante das emergências climáticas cada vez mais frequentes.