ANUNCIE AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Chegada de 500 novos peritos promete reduzir filas do INSS após 15 anos sem concurso

Ministro da Previdência, Wolney Queiroz, destaca reforço de peritos médicos federais, com atenção especial ao Nordeste, para agilizar perícias e diminuir tempo de espera no INSS.

Por Karol Peralta

Após quase 15 anos sem novas contratações, o Ministério da Previdência Social anunciou a chegada de 500 novos peritos médicos federais, aprovados em concurso realizado em 2025. A medida, segundo o ministro Wolney Queiroz, representa um passo decisivo para enfrentar as longas filas de atendimento do INSS em todo o país, principalmente no Nordeste.

A declaração foi dada nesta quinta-feira, 18 de setembro, durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). “Estou com muita esperança de que a chegada deles vai ter um impacto muito positivo no enfrentamento da fila do Brasil inteiro, sobretudo do Nordeste”, afirmou Queiroz.

Jornada de integração em Brasília

Os novos servidores participaram, nos dias 2 e 3 de setembro, da Jornada de Integração realizada em Brasília. O evento contou com mesas de diálogos e palestras para apresentar aos peritos a importância do trabalho prestado pela Previdência Social à população.

Atenção especial ao Maranhão e ao Nordeste

Segundo o ministro, o reforço foi direcionado principalmente ao Nordeste, região com maior déficit no atendimento. Somente para essa área, foram enviados 268 dos 500 peritos contratados. O Maranhão, em especial, recebeu atenção diferenciada devido à sua dimensão geográfica e à alta demanda.

“A gente espera que, com isso, a gente consiga diminuir a fila, melhorar o atendimento e distribuir melhor geograficamente os profissionais, num estado gigante como o Maranhão. Foi uma vitória do governo Lula e uma vitória do nosso ministério”, destacou Queiroz.

Situação por regiões

Enquanto os estados do Sul praticamente zeraram as filas, permitindo até que peritos atendam remotamente outras regiões por meio de perícia por vídeo, o cenário é mais crítico no Nordeste, Norte e parte do Centro-Oeste. Por isso, essas regiões receberam a maior parte dos novos profissionais.

Meta: atendimento em menos de 45 dias

De acordo com Wolney Queiroz, a expectativa é reduzir significativamente o tempo médio de espera para atendimento no INSS. Atualmente, o prazo pactuado com o Tribunal de Contas da União (TCU) é de até 45 dias, mas o governo pretende ir além.

“O ideal é que a gente deixe sempre abaixo dos 45 dias, porque esse é o prazo pactuado com o TCU. Mas 45 dias não é ainda um prazo bom, porque se a média é essa, em alguns lugares pode chegar a 90. A gente precisa reduzir cada vez mais. Esse é um compromisso meu, do presidente Lula e do governo”, afirmou.

Quem participou do programa

O programa “Bom Dia, Ministro” é uma coprodução da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) com a EBC. Nesta edição, participaram a Rádio Nacional de Brasília, Amazônia e Alto Solimões (EBC), além da Rádio CBN de Recife, o Portal O Imparcial de São Luís do Maranhão, a Rádio Bandeirantes de Goiânia, a Rádio Nova Difusora de Osasco (SP), o Portal Extra do Rio de Janeiro, a Rádio Nova Brasil FM de Brasília e a Rádio Sociedade de Salvador.

Com a chegada dos novos peritos, o governo espera não apenas reduzir as filas do INSS, mas também garantir mais agilidade, eficiência e dignidade aos milhões de brasileiros que dependem da Previdência Social.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *