Ministério da Saúde atualiza números e alerta sobre consumo de bebidas alcoólicas adulteradas; São Paulo lidera casos confirmados

Por Karol Peralta
O Ministério da Saúde atualizou nesta segunda-feira (20) os números de intoxicação por metanol no país, confirmando 47 casos e nove mortes, além de 57 casos ainda em investigação. Foram descartadas 578 notificações de intoxicação e 27 óbitos suspeitos. O estado de São Paulo lidera o registro de casos com 38 confirmações e 19 em investigação.
O aumento nos casos de intoxicação por metanol ocorre após o consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, alertando para os riscos da ingestão de produtos sem procedência. Além de São Paulo, outros estados registraram casos: Paraná (5), Pernambuco (3) e Rio Grande do Sul (1).
Entre os óbitos confirmados, seis ocorreram em São Paulo, duas em Pernambuco (município de Lajedo) e uma no Paraná (Foz do Iguaçu). Mais sete mortes estão sob investigação: um em São Paulo, três em Pernambuco, um em Mato Grosso do Sul, um em Minas Gerais e um no Paraná.
O Ministério da Saúde reforça que o consumo de bebidas sem procedência é extremamente perigoso, podendo levar à intoxicação grave e morte. Os estados com casos confirmados estão sendo monitorados, e autoridades locais reforçam medidas de prevenção e investigação para identificar a origem das bebidas adulteradas.
A população deve evitar adquirir bebidas fora do comércio regulamentado e procurar imediatamente assistência médica ao apresentar sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal, visão turva ou falta de coordenação motora.





