Ponto de coleta de resíduos eletrônicos está aberto à população até 19 de setembro em Campo Grande, reforçando a importância da reciclagem e do cuidado ambiental

Por Karol Peralta
Pelo segundo ano consecutivo, Campo Grande participa do Dia Mundial da Limpeza (World Clean-up Day), ação global organizada pelo Instituto Limpa Brasil e coordenada em Mato Grosso do Sul pelo Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação (SEAC-MS). A mobilização já começou: desde quarta-feira (20), está ativo o ponto de coleta de lixo eletrônico no Instituto Profac, aberto à população para o descarte consciente de equipamentos em desuso, em parceria com a Recic.LE.
Reconhecida pela ONU e incluída em seu calendário oficial desde 2023, a data será celebrada em 20 de setembro, reunindo milhões de pessoas no mundo em prol da preservação ambiental.
O presidente do SEAC-MS, Daniel Felicio, destacou a importância da ação coletiva:
“Essa é uma data já consolidada e que ganha cada vez mais relevância por tratar de um tema essencial para todos nós, afinal, saúde, bem-estar e longevidade são consequências diretas do cuidado com o meio ambiente. No ano passado, conseguimos recolher meia tonelada de lixo eletrônico para reciclagem no drive thru e mais de 20 sacos de resíduos no ‘Dia D’, no bairro Maria Aparecida Pedrossian, com o engajamento de mais de 30 voluntários. Esses resultados mostram a força da mobilização e o impacto positivo que podemos gerar juntos.”
O lixo eletrônico é um dos grandes desafios ambientais do Brasil. Atualmente, apenas 3% desse resíduo é reciclado, mesmo o país sendo o quinto maior produtor mundial, com cerca de 100 mil toneladas geradas anualmente. Um estudo indica que 85% dos brasileiros ainda guardam esses produtos em casa, dificultando a destinação correta e aumentando o risco de contaminação ambiental por metais pesados.
Ponto de Coleta de Lixo Eletrônico – Campo Grande
Local: Instituto Profac – Rua Diana, nº 51, Campo Grande-MS
Período: até 19 de setembro
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 16h
O que pode ser descartado:
- Computadores e periféricos (teclados, mouses, impressoras)
- Telefones celulares e tablets
- TVs e monitores
- Equipamentos de áudio e vídeo
- Baterias e carregadores
- Outros dispositivos eletrônicos em desuso
A iniciativa reforça a importância da reciclagem e do descarte consciente, incentivando moradores a reduzir impactos ambientais e promover saúde e bem-estar para a comunidade.