
Mais de 2,5 mil profissionais da saúde atuam no Mês de Vacinação dos Povos Indígenas, que levará 96 mil doses a comunidades de difícil acesso até 24 de maio
Por Karol Peralta
Começou em abril o Mês de Vacinação dos Povos Indígenas (MVPI), campanha que integra a Semana de Vacinação das Américas, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A ação pretende vacinar mais de 72 mil indígenas em todo o território nacional, com a aplicação de 96 mil doses de vacinas em 962 aldeias espalhadas pelo Brasil. A mobilização segue até o dia 24 de maio.
O lançamento da campanha ocorreu no município de Banzaê, no estado da Bahia, dentro do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Bahia, e contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Na ocasião, o ministro vacinou simbolicamente membros da comunidade contra a gripe (influenza), reforçando o compromisso com a saúde indígena.
💬 “Anunciamos também que, no próximo dia 10 de maio, sábado, realizaremos o Dia D Nacional de Vacinação. Infelizmente, o governo anterior havia interrompido essa ação tão importante. Nós, ao contrário, valorizamos a vida”, afirmou Padilha.
Além da imunização, o governo federal destinou R$ 8,8 milhões para reforçar a assistência em saúde aos povos indígenas na Bahia, beneficiando diretamente cerca de 34,7 mil indígenas no estado.
📌 Vacinas ofertadas na campanha
Durante o MVPI, serão aplicadas vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo:
- Hepatite A e B
- Penta (DTP/Hib/Hep B)
- Pneumocócica 10 valente
- VIP (Poliomielite Inativada)
- VRH (Rotavírus Humano)
- Meningocócica C (conjugada)
- Febre amarela
- Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba)
- Tetraviral
- DTP (Tríplice bacteriana)
- BCG
- HPV quadrivalente
- Influenza
- Covid-19
- Varicela monovalente
- Meningocócica ACWY
- Pneumocócica 23-valente
🚑 Reforço à infraestrutura de saúde indígena
Durante o evento, o ministro Alexandre Padilha e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinaram um protocolo de intenções para:
- Construção de 38 novas Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSIs)
- Entrega de 70 sistemas de abastecimento de água
- Aquisição de 10 ambulâncias do SAMU 192
- Compra de insumos hospitalares, medicamentos e equipamentos
A Bahia conta atualmente com 24 UBSIs, 9 polos-base e 38 Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI), que prestam assistência a 34 etnias distribuídas em 148 aldeias de 32 municípios.
👩🏽⚕️ Atendimento especializado à comunidade indígena
Nos dias 25 e 26 de abril, o DSEI Bahia e a Secretaria Estadual de Saúde ofereceram uma grande ação de promoção à saúde na comunidade Cajazeira, com atendimentos como:
- Exames de raio-X e ultrassonografia
- Testagem rápida para ISTs
- Exames laboratoriais
- Mamografia e preventivo
- Atendimento odontológico
- Orientações nutricionais
Com a força de mais de 2,5 mil profissionais de saúde, a campanha reafirma o compromisso com equidade no acesso à saúde e garante imunização de populações historicamente vulnerabilizadas.