Camila Telles inspira público da Ponta Agrotec 2025 com mensagem de união, inovação e protagonismo feminino no agro
Produtora rural e comunicadora destacou na Ponta Agrotec 2025, em Ponta Porã, a importância de comunicar o agro real, fortalecer a união entre Brasil e Paraguai e valorizar as raízes do campo para construir o futuro do setor.
FOTOS: RISE MKT
Por Karol Peralta
O segundo dia da Ponta Agrotec 2025, realizada no Majestic Hall, em Ponta Porã (MS), teve como destaque a palestra da comunicadora, empresária e produtora rural Camila Telles, uma das vozes mais influentes do agronegócio brasileiro. Com discurso inspirador, ela defendeu a união entre tradição e inovação e o protagonismo das mulheres e jovens no campo.
Com presença marcante e discurso envolvente, Camila Telles conquistou o público da Ponta Agrotec 2025 ao falar sobre a importância de comunicar o agro real, vivido e cotidiano. Produtora rural gaúcha e especialista em Comunicação e Marketing Estratégico, Camila é fundadora da FarmCom e criadora da Hortaria, delivery de hortaliças cultivadas na fazenda da própria família.
Reconhecida pela Forbes como uma das 100 mulheres mais influentes do agro, Camila já se apresentou em mais de 150 palestras no Brasil e no exterior, incluindo eventos como o Pinheiros AgroShow e a Expo Innovar, no Paraguai e atualmente comanda o podcast Farm Connection, que aborda temas como sustentabilidade, inovação e empreendedorismo rural.
Durante entrevista concedida antes de subir ao palco, a palestrante destacou o papel da comunicação como ferramenta de transformação no campo.
FOTOS: RISE MKT
“Meu papel é mostrar o agro do dia a dia, como ele realmente acontece lá dentro da porteira. As pessoas têm muita informação, mas muitas vezes pouco conhecimento. Por isso, eu tento sair da bolha e alcançar diferentes públicos, para que percebam o agro como um campo fértil de oportunidades, negócios e inovação”, afirmou.
“A união é o recado mais importante”
Camila também reforçou o valor da união entre Brasil e Paraguai, tema central da Ponta Agrotec.
“Em um momento de tanta polarização, o que mais precisamos é união. Comunicar e contar a nossa história virou um ato de coragem. Incentivo todos a usarem melhor as ferramentas que têm nas mãos para mostrar a verdade sobre o nosso agro.”
A comunicadora destacou ainda a importância de unir tradição e inovação:
“O agro começou na simplicidade. E foi graças a essa força que chegamos até aqui. A união da tradição com a inovação é o que vai garantir o futuro do nosso setor.”
FOTOS: RISE MKT
Jovens, mulheres e novos protagonistas
Em sua fala, Camila Telles direcionou uma mensagem inspiradora aos jovens produtores e mulheres do campo:
“Tenham coragem de valorizar a própria história. Conversem com seus avós, entendam de onde vocês vieram. Ali já existe uma aula de empreendedorismo e resiliência. Olhar para trás é parte fundamental para inovar com responsabilidade e propósito.”
A palestrante também antecipou o tom emocional da sua fala no palco:
“Vou contar muito da minha história, porque tenho orgulho dela. Vou falar de como o agro está em mim desde cedo e de como transformei esse amor em carreira, vida e propósito.”
Programação segue até sexta-feira
A Ponta Agrotec 2025 segue nesta sexta-feira (7) com programação técnica a partir das 9h, reunindo mesas-redondas, oficinas, minicursos e encontros bilaterais. O encerramento da noite será marcado por um painel especial com o tema “Agro em pauta – Marco Temporal, Ratificação e Lei do Pantanal”, com a presença da senadora Tereza Cristina, do presidente da FAMASUL, Marcelo Bertoni, e da representante da Casa Civil do Governo do Estado, Luana Ruiz.
O evento continua fortalecendo a integração entre Brasil e Paraguai, impulsionando negócios, inovação e desenvolvimento regional na fronteira.