
Após 28 dias sem novos casos, Ministério da Agricultura notifica à OMSA o fim do vazio sanitário e reforça confiança no sistema agropecuário nacional
Por Karol Peralta
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) comunicou oficialmente, nesta quarta-feira (18), à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), o fim do vazio sanitário relacionado ao foco de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) registrado no país. Com isso, o Brasil se autodeclara livre da doença em granjas comerciais.
O anúncio ocorre 28 dias após a finalização da desinfecção da granja localizada em Montenegro (RS), onde foi registrado, em 16 de maio, o único foco da doença em ambiente de produção comercial. O período de monitoramento — conhecido como vazio sanitário — iniciou em 22 de maio, seguindo os protocolos internacionais da OMSA.
🔬 Rigor técnico e transparência
“Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência. Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para a retomada do comércio exterior”, destacou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.
A Secretaria de Defesa Agropecuária, responsável pela condução do processo técnico, foi a encarregada de documentar e notificar oficialmente o fim da ocorrência. Todas as etapas, desde a detecção do foco até a autodeclaração de erradicação, foram rigorosamente registradas para compor um dossiê técnico robusto, que servirá de base para as autoridades sanitárias internacionais.
🌍 Reabertura dos mercados internacionais
O Mapa também iniciou a comunicação direta com os países que impuseram restrições temporárias às exportações brasileiras de produtos avícolas, com o objetivo de restabelecer a confiança no sistema de vigilância sanitária do Brasil e acelerar a normalização do comércio.
“Chegamos hoje ao fim do vazio sanitário com a conclusão do foco e a emissão da autodeclaração de que o país está livre da gripe aviária. Isso representa um passo fundamental para a reabertura dos mercados e a normalização das exportações”, afirmou o secretário de Defesa Agropecuária, Carlos Goulart.
🐔 Importância para a avicultura nacional
O Brasil é um dos maiores exportadores de carne de frango do mundo e a rápida e eficiente contenção do foco reforça a credibilidade internacional do serviço sanitário brasileiro. A gripe aviária, embora não tenha se espalhado para outras granjas comerciais, havia gerado preocupações em relação ao comércio internacional.
📈 Impactos positivos no setor
Com a recuperação do status sanitário, espera-se um impulso nas exportações e uma retomada do ritmo econômico no setor avícola, que emprega milhares de brasileiros e movimenta bilhões de reais anualmente.
O Brasil segue reforçando ações de vigilância, biosseguridade e controle sanitário, garantindo o monitoramento contínuo em granjas, feiras e ambientes de risco para evitar novos episódios da doença.