Boletim do Ministério da Saúde aponta 97 ocorrências em investigação e confirma avanço de intoxicações relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.

Por Karol Peralta
O Brasil registrou 16 mortes por intoxicação por metanol, segundo novo boletim do Ministério da Saúde, que também contabiliza 62 casos confirmados e outros 35 em investigação em diferentes estados.
Ao todo, foram notificadas 97 ocorrências suspeitas de intoxicação, enquanto outras 772 já foram descartadas pelas autoridades sanitárias. O estado mais afetado é São Paulo, que concentra 48 casos confirmados, cinco ainda sob análise e nove óbitos atribuídos ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. O boletim também registra 511 notificações descartadas no território paulista.
Além de São Paulo, há três mortes confirmadas no Paraná, três em Pernambuco e uma em Mato Grosso. Outros 10 óbitos estão em investigação, sendo cinco em São Paulo, quatro em Pernambuco e um em Minas Gerais. Mais de 50 notificações de morte já foram descartadas.
Casos de intoxicação por metanol foram confirmados também no Paraná (6), Pernambuco (5), Mato Grosso (2) e Rio Grande do Sul (1). As autoridades continuam monitorando ocorrências suspeitas em sete estados: Pernambuco (12), Piauí (5), Mato Grosso (6), Paraná (2), Bahia (2), Minas Gerais (1) e Tocantins (1).
O Ministério da Saúde reforça o alerta sobre os riscos do consumo de bebidas de origem desconhecida e destaca a necessidade de garantir a procedência dos produtos para evitar intoxicações graves.





