SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Brasil lança página oficial da Copa do Mundo Feminina 2027 e intensifica preparativos para o torneio

A 700 dias do início da competição, Governo Federal apresenta plataforma com informações sobre a organização da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 no Brasil

Por Karol Peralta

A Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 se aproxima, e o Brasil, país-sede do torneio, deu mais um passo importante nos preparativos para o evento. A 700 dias do início da competição, o Ministério do Esporte lançou oficialmente a página gov.br/copa2027, plataforma que reunirá informações atualizadas sobre as ações do Governo Federal e da FIFA, garantindo transparência e acesso democrático aos dados do evento.

Será a primeira vez que um país sul-americano sediará a Copa do Mundo Feminina. Para marcar esse momento histórico, o governo tem atuado de forma integrada com estados e municípios, a fim de estruturar um torneio que promova desenvolvimento, inclusão social e sustentabilidade.

“Essa Copa representa um novo marco para o esporte, para as mulheres e para o Brasil. Além de fazer história, estamos moldando o futuro com equidade e inclusão”, destacou o ministro André Fufuca, da pasta do Esporte.

Transparência e governança

A nova plataforma já apresenta conteúdos sobre as ações interministeriais, incluindo o andamento da Lei Geral da Copa, legislação que estabelecerá as diretrizes para o cumprimento das garantias governamentais exigidas pela FIFA. A ideia é repetir o sucesso de organização obtido com eventos anteriores como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, mas com foco no fortalecimento do futebol feminino.

Oito cidades-sede confirmadas

A Copa do Mundo Feminina 2027 terá jogos em oito capitais brasileiras:
📍 Brasília
📍 São Paulo
📍 Rio de Janeiro
📍 Salvador
📍 Belo Horizonte
📍 Porto Alegre
📍 Fortaleza
📍 Recife

A infraestrutura herdada de eventos anteriores permitirá a realização do torneio sem novos investimentos em grandes obras, como ressaltou Fufuca:

“Desta vez, o grande investimento será na formação de talentos, na promoção da igualdade de oportunidades e no fortalecimento do futebol feminino.”

Legado social e inclusão

O evento esportivo vai além das quatro linhas. O Governo Federal busca ampliar o acesso de meninas e mulheres ao esporte, gerar oportunidades no mercado de trabalho e consolidar políticas públicas para o futebol feminino. O torneio está previsto para acontecer de 24 de junho a 25 de julho de 2027, e deverá deixar um legado social duradouro para o país.

Participantes e histórico

O torneio terá 32 seleções. A distribuição de vagas será feita da seguinte forma:

  • 6 para a Ásia
  • 4 para a África
  • 4 para a América do Norte e Central
  • 4 para a América do Sul (Brasil já está classificado como país-sede)
  • 1 para a Oceania
  • 11 para a Europa
  • 3 vagas extras via Torneio de Classificação da FIFA

Desde 1991, quando a competição foi criada na China, apenas cinco países já levantaram o troféu: Estados Unidos (4 títulos), Alemanha (2), Noruega, Japão e Espanha (atual campeã).

O Brasil ainda não conquistou o título, mas já foi vice-campeão em 2007. A seleção brasileira também é recordista de participações, tendo disputado todas as edições anteriores. Outro destaque é a lendária Marta, artilheira histórica do torneio com 17 gols.

Um marco para o futebol feminino

A realização da Copa 2027 no Brasil promete ser um divisor de águas para o futebol praticado por mulheres no país. A expectativa é de estádios cheios, visibilidade internacional e reforço na luta por igualdade de gênero no esporte.

Acesse a nova página do torneio: 👉 gov.br/copa2027

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *