Acordo sanitário permite maior entrada de produtos brasileiros no mercado filipino, fortalecendo agronegócio e comércio internacional

Por Karol Peralta
Os governos do Brasil e das Filipinas concluíram as negociações sobre os requisitos sanitários para exportação de carne bovina com osso e miúdos bovinos brasileiros para o país asiático.
Com mais de 118 milhões de habitantes e consumo crescente de proteína animal, as Filipinas se consolidam como um mercado estratégico para o agronegócio brasileiro. Em 2024, o Brasil exportou mais de US$ 1,5 bilhão em produtos agropecuários para o país, incluindo carnes, cereais, farinhas e produtos do complexo sucroalcooleiro.
A ampliação dos produtos autorizados a ingressar no mercado filipino fortalece a relação comercial bilateral e abre novas oportunidades para a cadeia produtiva da bovinocultura brasileira, garantindo mais competitividade e valorização do setor no exterior.
Com esta conquista, o agronegócio brasileiro alcança 400 aberturas de mercado desde o início de 2023, sendo 100 apenas em 2025, consolidando o país como um dos maiores exportadores de produtos agropecuários do mundo.
Os resultados refletem o trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE), com foco na expansão de mercados internacionais e na sustentabilidade das exportações brasileiras.