Brasil deve colher 354,8 milhões de toneladas de grãos na safra 2025/26, projeta Conab

Produção deve crescer 3,3% em relação à safra anterior, mas projeções dependem das condições climáticas nas principais regiões produtoras

Por Karol Peralta

O Brasil deve colher 354,8 milhões de toneladas de grãos na safra 2025/26, segundo estimativa divulgada nesta quinta-feira (13) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A área total cultivada deve atingir 84,4 milhões de hectares, o que representa crescimento de 3,3% em comparação ao ciclo anterior.

A segunda estimativa da Conab para a safra 2025/26 indica produtividade média nacional de 4,2 mil quilos por hectare. O relatório, no entanto, ressalta que as projeções ainda podem sofrer alterações devido às condições climáticas, especialmente em regiões do Sul afetadas por eventos adversos, além das irregularidades de chuvas no Mato Grosso e no Goiás.

Soybean seeds on wooden floor and hemp sacks Food nutrition concept.

🌱 Soja

Principal cultura brasileira, a soja deve ter aumento de 3,6% na área plantada, chegando a 49,1 milhões de hectares e produção estimada de 177,6 milhões de toneladas.

De acordo com a Conab, o plantio está dentro da média dos últimos cinco anos, mas apresenta atrasos em Goiás e Minas Gerais por falta de chuvas adequadas. No Mato Grosso, o ritmo é semelhante ao da última safra, mas a instabilidade climática de outubro comprometeu parte das lavouras. Algumas áreas sentiram efeitos do déficit hídrico, o que pode impactar o estabelecimento inicial da oleaginosa.

Corn maize cobs during harvesting season and combine harvester in background.

🌽 Milho

A produção total de milho nas três safras deve alcançar 138,8 milhões de toneladas, o que representa queda de 1,6% em relação ao ciclo anterior. Apesar disso, a área cultivada deve crescer 7,1% na primeira safra.

Segundo a Conab, baixas temperaturas no Sul retardaram o desenvolvimento inicial da cultura, mas sem prejuízo ao potencial produtivo. Já chuvas intensas e granizo no Paraná no início de novembro provocaram impactos pontuais em algumas lavouras.

🍚 Arroz e feijão

Para o arroz, a estimativa é de 11,3 milhões de toneladas, queda de 11,5% em relação à safra anterior. A redução decorre principalmente da diminuição da área de cultivo. No Rio Grande do Sul, que lidera a produção nacional, 78% da semeadura já foi concluída, mas houve atrasos devido ao excesso de chuvas que impediu a entrada de maquinário em campo.

A colheita total de feijão deve atingir 3,1 milhões de toneladas, volume semelhante ao do ciclo anterior. A primeira safra teve queda de 7,3% na área plantada, somando 841,9 mil hectares e produção estimada em 977,9 mil toneladas, 8% abaixo da safra passada.

O plantio de feijão está concluído em São Paulo, 91% avançado no Paraná e 44% em Minas Gerais, segundo a Conab.

🌾 Culturas de inverno

As culturas de inverno da safra 2025 já estão em fase de colheita, com o trigo como principal destaque. A produção estimada é de 7,7 milhões de toneladas, e as condições climáticas são consideradas favoráveis.

A Conab, porém, alerta para a redução de investimentos em insumos, como fertilizantes e defensivos, o que aumenta a vulnerabilidade das lavouras a doenças e reduz o potencial produtivo. No Paraná, as chuvas intensas de novembro ainda podem afetar parte da colheita.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br