Número supera em 30% a previsão oficial e reforça turismo como motor da economia nacional

Por Karol Peralta
A poucos dias do fim do ano, o Brasil atingiu a marca histórica de 9 milhões de turistas estrangeiros em 2025, superando em 30% a projeção oficial de 6,9 milhões prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024–2027.
O recorde foi registrado na última semana de dezembro e consolida 2025 como o melhor ano da história do país em chegadas internacionais. O marco foi celebrado nesta sexta-feira (19) em uma ação no Turistômetro do Rio de Janeiro, instalado na orla de Copacabana, um dos principais cartões-postais do país.
De acordo com os dados divulgados, o crescimento expressivo do turismo internacional no Brasil reflete o fortalecimento da imagem do país no exterior, a ampliação da malha aérea internacional e o aumento da demanda por destinos brasileiros, especialmente durante a alta temporada.
Durante o evento, foram apresentadas projeções que indicam crescimento do fluxo turístico em 2026, com destaque para o aumento da emissão de passagens aéreas para o Rio de Janeiro e a expansão das rotas internacionais que chegam ao Aeroporto do Galeão.
Turistômetros e impacto econômico
Os Turistômetros do Rio de Janeiro e de Brasília foram inaugurados em 24 de novembro, quando o Brasil alcançou a marca de 8 milhões de turistas estrangeiros. Junto ao contador digital, foi lançada a campanha nacional “O recorde no turismo estrangeiro é o orgulho de um país inteiro”.
A iniciativa destaca histórias de trabalhadores do setor turístico e evidencia o impacto do turismo internacional na geração de emprego e renda, beneficiando milhares de famílias em diferentes regiões do país.
O avanço do turismo também tem reflexos diretos na economia brasileira, impulsionando setores como hotelaria, transporte, alimentação, comércio e serviços.
Principais países emissores de turistas
Em 2025, a Argentina liderou o ranking de países emissores de turistas para o Brasil. Entre janeiro e novembro, foram registradas 3,1 milhões de entradas, um crescimento de 82,1% em relação ao mesmo período de 2024.
Na sequência aparecem:
• Chile, com crescimento de 24,4%;
• Estados Unidos, com 677.888 chegadas e alta de 5,8%;
• Uruguai, com 487.514 turistas e aumento de 37,2%;
• Paraguai, com 454.327 entradas, crescimento de 14,4%.
Estados que mais receberam turistas internacionais
São Paulo manteve a liderança como principal porta de entrada do país, com 2.494.632 turistas internacionais entre janeiro e novembro de 2025. O Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com 1.972.928 chegadas.
O ranking segue com:
• Rio Grande do Sul, com 1.431.795 turistas;
• Paraná, com cerca de 958 mil entradas;
• Santa Catarina, com 651.980 chegadas internacionais.





