Porto de Santana recebe conexão inédita com Zhuhai; acordo fortalece comércio bilateral, gera empregos e amplia protagonismo do Amapá na logística internacional

Por Karol Peralta
Amapá passou a ter destaque na rota marítima internacional com a inauguração, neste sábado (30), de uma conexão entre o Porto de Gaolan, em Zhuhai, na China, e o Porto de Santana, no município amapaense. A interligação é parte das articulações do Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), para fortalecer o comércio bilateral entre Brasil e China.
Com a nova rota, o estado amplia a visibilidade e cria novas possibilidades para o crescimento da movimentação portuária, geração de empregos e fortalecimento da economia local.
Segundo o ministro Waldez Góes, a iniciativa traz benefícios diretos. “A rota promove benefícios mútuos, pois facilita a entrada de produtos chineses para alavancar atividades comerciais e industriais no estado e, ao mesmo tempo, garante que os chineses possam consumir produtos do nosso agro e da bioeconomia”, afirmou.
Além disso, a conexão reduz em cerca de 14 dias o tempo de transporte em comparação às rotas tradicionais, geralmente pelo Porto de Santos (SP). Góes destacou também a economia nos custos logísticos. “Se você sair hoje com o produto do Centro-Oeste, comparado com o Porto de Santos, para a Europa, há uma redução de US$ 14 por tonelada na soja. Para a China, a economia é de US$ 7,8 por tonelada. Isso melhora a recompensa ao produtor, seja da Amazônia ou do Centro-Oeste”, afirmou em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro.
Primeiro carregamento
Durante a inauguração, ocorreu o primeiro descarregamento de mercadorias chinesas no Porto de Santana, com produtos da área de alimentos e equipamentos de energia solar. Os containers foram recebidos pela Companhia Docas de Santana (CDSA).
Amapá como referência amazônica
O governador Clécio Luís ressaltou a importância estratégica da rota. “Seremos referência para outras regiões da Amazônia e para o Centro-Oeste. O estado será corredor de importação de toneladas de produtos beneficiados pelas políticas de livre comércio e pela Suframa. É um marco histórico para o Amapá”, disse.
Novos negócios e cooperação
O presidente da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China, Fábio Hu, destacou o potencial de ampliação de acordos. “A partir de hoje, podemos fechar mais negócios com o Amapá. A China está disposta a cooperar de forma significativa para o desenvolvimento do estado, focando na sustentabilidade e boas práticas”, afirmou.
Mais empregos e desenvolvimento local
O prefeito de Santana, Bala Rocha, ressaltou o impacto positivo na economia local. “Nosso Porto ficará mais estruturado para o aumento do fluxo de mercadorias. É a possibilidade de contratação de mais mão de obra e mais benefícios para a população da nossa cidade”, concluiu.
Com a inauguração, o Amapá assume um papel estratégico na logística internacional, aproximando o Brasil da Ásia e consolidando sua relevância para o comércio exterior.