SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Alckmin defende mais comércio e multilateralismo em encontro do BRICS no Itamaraty

Vice-presidente destaca importância do diálogo e fortalecimento da OMC durante reunião de ministros do Comércio do BRICS em Brasília.

Por Karol Peralta

Durante a reunião de ministros do Comércio do BRICS, realizada nesta quarta-feira (21), no Palácio do Itamaraty, em Brasília, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, reforçou o compromisso do Brasil com o multilateralismo e a ampliação do comércio internacional.

Ao fim do encontro, um documento conjunto foi anunciado pelos 11 países participantes, reafirmando a defesa do multilateralismo, o respeito às regras da Organização Mundial do Comércio (OMC) e o apoio ao fortalecimento da instituição como pilar do comércio global.

“Para as crises do multilateralismo e do comércio, o caminho é mais multilateralismo e mais comércio. O caminho é o diálogo”, afirmou Alckmin em seu discurso.

O vice-presidente destacou a importância da cooperação entre países com diferentes realidades econômicas e culturais, mas com uma meta comum: o desenvolvimento sustentável. Ele salientou que o comércio internacional deve ser um instrumento de integração, onde “o conjunto da sociedade ganha com cadeias produtivas complementares, em que países vendem e compram de forma eficiente e justa”.

Durante o encontro, os ministros também abordaram a inclusão de pequenas e médias empresas no mercado global, o acesso à inteligência artificial e digitalização, além de temas emergentes como a gestão de dados e o uso da robótica na economia.

O evento reforça a posição do BRICS como um bloco estratégico no cenário internacional, que busca soluções conjuntas para os desafios do comércio global e do desenvolvimento econômico, especialmente diante das tensões geopolíticas e das transformações tecnológicas em curso.

Com a presença de países de diferentes continentes e realidades, o BRICS amplia sua influência como espaço de diálogo multilateral e construção de uma economia mais equilibrada e inclusiva.

🔎 BRICS 2025: o mundo em transformação pede mais cooperação, inovação e equilíbrio.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *