Movimento cresceu 9,5% no ano e outubro teve o melhor resultado doméstico desde o início da série histórica, segundo dados do MPor e Anac.

Por Karol Peralta
O movimento nos aeroportos brasileiros ultrapassou 106,8 milhões de passageiros entre janeiro e outubro de 2025, superando a marca de 100 milhões um mês antes do registrado em 2024. O número representa um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano passado, impulsionando recordes nos voos domésticos e internacionais.
Entre janeiro e outubro de 2025, os aeroportos do Brasil registraram 106,8 milhões de passageiros, segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) com base nas estatísticas da Anac. O volume ultrapassou a marca de 100 milhões com um mês de antecedência em comparação a 2024, quando o patamar só foi atingido em novembro.
O acumulado do ano aponta crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, considerando tanto voos domésticos quanto internacionais. Para o ministro do MPor, Silvio Costa Filho, o desempenho confirma o fortalecimento da aviação civil brasileira:
“Estamos com uma trajetória firme e constante de crescimento, com recordes mensais de brasileiros viajando de avião. Isso confirma o avanço da infraestrutura, da regionalização e a ampliação das oportunidades.”
Recorde histórico em outubro
No mercado doméstico, outubro apresentou o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, em 2000, com 9 milhões de passageiros, alta de 9,1% em relação ao ano passado. Pela oitava vez consecutiva desde março o setor doméstico atingiu o melhor desempenho mensal na comparação histórica.
De acordo com os dados, foi a primeira vez que a movimentação nacional ultrapassou a marca de 9 milhões de passageiros, reforçando a consistência da retomada e o ritmo crescente de viagens no país.
Políticas públicas fortalecem setor
Para Daniel Longo, secretário Nacional de Aviação Civil, o Brasil se destaca no cenário latino-americano:
“O Brasil tem o maior mercado doméstico de passageiros da América do Sul e Caribe e é o que mais cresce entre os principais países. Os recordes refletem políticas públicas acertadas e uma resposta sólida dos setores econômicos.”
Internacional também registra expansão
O mercado internacional também apresentou recorde histórico em outubro, com 2,3 milhões de passageiros, alta de 9,3% em relação ao mesmo mês de 2024. De janeiro a outubro, o país soma 23,5 milhões de viajantes, considerando voos de e para o exterior.
Aeroportos mais movimentados do Brasil
Entre os terminais com maior fluxo até outubro, considerando viagens nacionais e internacionais, estão:
- Guarulhos (38,2 milhões)
- Congonhas (19,7 milhões)
- Galeão (14,2 milhões)
- Brasília (13,4 milhões)
- Confins (10,7 milhões)
- Campinas (10,6 milhões)
- Recife (8 milhões)
- Salvador (6,4 milhões)
- Porto Alegre (5,8 milhões)
- Santos Dumont (4,9 milhões)
Brasil bate recorde de visitantes estrangeiros
Com a expansão do setor aéreo, o Brasil deve atingir a marca histórica de 8 milhões de turistas internacionais em 2025. Até outubro, já foram registradas 7.686.549 chegadas, um avanço de 42,2% sobre o mesmo período de 2024, o maior volume já registrado para os dez primeiros meses da série histórica.
Turistrômetros celebram marca histórica
Para marcar o resultado, a Embratur e o Ministério do Turismo realizaram um evento no Museu de Arte do Rio (MAR), dando início à contagem em tempo real, projetada por IA dos turistas que visitarão o Brasil até 31 de dezembro. Os “turistrômetros” estão instalados na Praia de Copacabana, no Rio, e na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.





