SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Acidentes elétricos matam 257 pessoas em 2024 apesar da redução no número total de ocorrências

Levantamento da Abradee mostra aumento nas mortes por acidentes com eletricidade em 2024; campanha Agosto Vermelho reforça prevenção, com foco no setor da construção civil.

Por Karol Peralta

O número de vítimas fatais por acidentes elétricos apresentou aumento em 2024, mesmo diante da redução no total de ocorrências desse tipo de acidente. De acordo com levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), foram registradas 257 mortes em decorrência de acidentes com eletricidade ao longo do ano.

Em 2023, o número de óbitos relacionados a acidentes elétricos havia sido de 250. Já o total de acidentes caiu de 782 para 685 entre 2023 e 2024, o menor registro dos últimos oito anos.

“A redução de ocorrências em 2024 indica avanços nas ações de prevenção”, explicou o residente da Abradee, Marcos Madureira. Entretanto, o aumento no número de mortes revela que o risco permanece elevado, especialmente quando há falta de conhecimento técnico e improvisações em instalações elétricas.

Principais causas e desafios

Segundo o levantamento, as principais causas dos acidentes com eletricidade são obras prediais, ligações clandestinas, furto de cabos, manuseio de equipamentos agrícolas próximos à rede elétrica, cabos energizados no solo e improvisos em instalações domésticas.

Marcos Madureira destaca que a elevação no número de mortes pode estar relacionada a fatores como ausência de equipamentos de proteção adequados, falta de análise técnica correta dos riscos e improvisações perigosas.

Campanha Agosto Vermelho reforça prevenção

Diante desse cenário, a campanha Agosto Vermelho reforça a necessidade de ampliar a cultura de segurança elétrica em todo o país. Em sua terceira edição, o movimento atua como marco nacional para mobilização em torno dos riscos com a rede elétrica.

O tema deste ano enfatiza o Movimento Zero Acidentes e dará prioridade ao setor da construção civil, que lidera o número de ocorrências de acidentes elétricos no Brasil.

Ações previstas para o setor da construção civil

Entre as iniciativas, a Abradee realizará em agosto a primeira edição de um workshop online com dicas e orientações para profissionais da construção civil. O evento, chamado de “aulão da segurança”, será transmitido pelo canal do YouTube da Abradee e contará com a participação de especialistas em segurança das distribuidoras de energia e influenciadores do setor.

“A intenção é levar informação qualificada para que trabalhadores estejam mais preparados para identificar e prevenir riscos, contribuindo para a redução do número de acidentes”, destacou a associação.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *