
Atletismo
O atletismo iniciou a quinta-feira (1) com conquista histórica. O brasileiro Caio Bonfim fez história e conquistou a medalha de prata, a primeira na marcha atlética em jogos Olímpicos. Caio, que é beneficiado pelo Programa Bolsa Atleta, tem 33 anos e disputa sua quarta olímpiada.
Já na marcha atlética feminina, o Brasil foi representado pelas atletas Érica Sena, Viviane Lyra e Gabriela Muniz na prova de 20km, mas não alcançou posições para medalha. Érica Sena ficou em 13° com o tempo de 1h29m32s. Viviane Lyra terminou a prova em 18°, com o tempo de 1h30m31s e Gabriela Muniz encerrou a prova em 36º com marcha de 1h35m50s.
Viviane Lyra ainda volta a competir no revezamento com o medalhista Caio Bonfim.
Tênis de mesa
O brasileiro Hugo Calderano venceu o sul-coreano Jang Woojin por 4 a 0 e se tornou o primeiro brasileiro a alcançar uma semifinal de Olimpíadas no tênis de mesa. As parciais foram 11/4, 11/7, 11/5 e 11/6.
As semifinais estão previstas para acontecerem nesta sexta-feira (2).
Vôlei de quadra feminino: Brasil x Japão
A seleção feminina de vôlei do Brasil deu um show, superou o Japão por 3 a 0 e avançou para as quartas de final, onde será decidida a liderança do grupo contra a Polônia. As duas seleções estão matematicamente classificadas e se enfrentarão no domingo (4), às 16h.
Natação
A equipe feminina composta por Stephanie Balduccini, Gabrielle Roncatto, Maria Paula Heitmann e Mafê Costa fez o segundo melhor tempo da bateria e se classificou para final no revezamento 4 X 200m Livre As nadadoras terminaram a prova no tempo de 7m52s81, ficando com o quinto melhor tempo geral.
Já o nadador Guilherme Caribé não conseguiu a classificação para a semifinal e foi eliminado nos 50m livre. O brasileiro ficou em sexto na bateria, com o tempo de 22s31.
Handebol feminino: Holanda x Brasil
O Brasil não resistiu às rivais holandesas e perdeu por 31 x 24. Apesar da terceira derrota, a seleção brasileira ainda pode se classificar. Agora, depende dos próximos jogos dos adversários para sonhar com a classificação para as quartas de final.
Judô
O brasileiro Leonardo Gonçalves foi eliminado na estreia da categoria 100kg após revisão de vídeo da arbitragem. No feminino, Mayra Aguiar foi eliminada na primeira fase para a italiana líder do ranking mundial.
Hipismo
O Brasil está fora do torneio por equipes do hipismo saltos. Mesmo com boa execução, Pedro Veniss foi eliminado após detectar um incidente no animal causado pelas esporas. Stephan Barcha teve quatro pontos, já Rodrigo Pessoa não entrou na pista para se poupar.
Stephan Barcha e Rodrigo Pessoa voltam para a disputa individual na segunda-feira (5).
Tiro Esportivo
A brasileira Geovana Meyer não avançou e ficou em 22º em sua segunda prova do tiro esportivo nos Jogos Olímpicos Paris 2024. A atleta somou 97 pontos ajoelhada, depois conseguiu 100 pontos deitada e fez 94 em pé.
Essa foi a segunda prova da atiradora brasileira de 22 anos que também participou da prova de Carabina de Ar 10m, mas ficou na 38ª colocação e não se classificou para a fase seguinte.
Vela
No Windsurf, Mateus Isaac não obteve uma boa colocação ao final da regata, ficando em 20º lugar. No Dinghy, Bruno Fontes também ficou abaixo e vai precisar melhorar nas próximas regatas para conseguir a classificação para a próxima fase.
Vôlei de praia masculino
Os brasileiros André e George perderam para os americanos Partain e Benesh por 2 sets a 1 e terminam na terceira posição do grupo D. Agora, a dupla aguarda o fim da fase classificatória que definirá as próximas etapas.
Boxe feminino
A boxeadora brasileira Caroline Almeida foi eliminada em sua estreia nas Olimpíadas de Paris. A peso-mosca-ligeiro (até 50kg) foi derrotada por decisão unânime (5-0) pela cazaque Nazym Kyzaibay.
A estreante em jogos olímpicos, a peso meio médio (até 66kg) Bárbara dos Santos também não avançou na primeira luta e se despede da competição nas oitavas de final.
Canoagem Slalom
Pepê Gonçalves cai na semifinal e fica de fora da final no K1 (caiaque individual). O atleta ainda tem mais uma competição para disputar nas Olimpíadas de Paris.
Pepê volta à competição no sábado, no caiaque cross (Extremo), nova modalidade da canoagem slalom nas Olimpíadas. Ele e Ana Sátila terão a chance de competir por medalha.
Fonte: Ministério do Esporte





