SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Preços do feijão preto e carioca sobem e atingem maior patamar desde abril de 2025

Alta é impulsionada pela redução da oferta na primeira safra e incertezas sobre o plantio do segundo ciclo, aponta levantamento do Cepea

Por Karol Peralta

Os preços do feijão preto e do feijão carioca de média qualidade atingiram, em janeiro, os maiores valores de mercado desde abril de 2025, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (26) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

De acordo com o estudo, a valorização também alcança o feijão carioca de qualidade superior, que registra os níveis mais elevados dos últimos três meses, refletindo um cenário de menor disponibilidade do grão no mercado nacional.

O Cepea aponta que a redução da oferta da primeira safra é um dos principais fatores por trás da alta. Além disso, há incertezas em relação à segunda safra, que ainda está em fase de plantio, com indicação de possível diminuição da área cultivada.

Esse contexto tem influenciado diretamente a formação dos preços e pode alterar o planejamento dos produtores. A recuperação nas cotações tende a aumentar a atratividade do cultivo do feijão na segunda safra, especialmente para agricultores que haviam reduzido investimentos diante do cenário de preços mais baixos observado anteriormente.

No entanto, o Centro de Pesquisas alerta que a valorização também pode levar à intensificação da disputa pelos lotes disponíveis, especialmente entre compradores do atacado. Com isso, os valores do feijão no mercado interno — tanto no atacado quanto no varejo — podem seguir em trajetória de alta nas próximas semanas.

A tendência reforça o impacto direto das condições de oferta sobre os preços dos alimentos básicos e mantém o feijão no radar do setor produtivo e dos consumidores, em um momento de atenção para o comportamento do mercado agrícola no início de 2026.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br