Ação da Polícia Federal cumpre 12 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão contra esquema de tráfico transnacional de drogas ligado ao PCC, com droga vinda da Bolívia

Por Karol Peralta
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (20), a Operação Expurgo, com o objetivo de desarticular um esquema de tráfico transnacional de drogas operado pela facção Primeiro Comando da Capital (PCC). A ofensiva ocorre em cidades do interior e da capital de São Paulo, além de Corumbá, município sul-mato-grossense localizado na fronteira com a Bolívia.
Operação atinge cidades do interior paulista e a capital
As ordens judiciais são cumpridas em Piracicaba, Limeira, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Botucatu, além da São Paulo. Ao todo, a Justiça Federal expediu 12 mandados de prisão e 24 de busca e apreensão. De acordo com a PF, parte dos investigados já se encontra presa.
Investigação começou com prisão em flagrante
O trabalho investigativo teve início em janeiro deste ano, após uma prisão em flagrante em Limeira. Na ocasião, 13 suspeitos foram detidos, incluindo uma gestante, e dois adolescentes foram apreendidos.
Durante a ação, os policiais localizaram 17 quilos de cocaína, provenientes da cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra. A droga estava acondicionada em cápsulas ingeridas pelos suspeitos e teria como destino final a cidade de São Paulo.
Tráfico internacional e rota da droga
Segundo a Polícia Federal, o esquema investigado utilizava a fronteira entre Brasil e Bolívia como principal rota para o ingresso do entorpecente no país, reforçando o caráter internacional da organização criminosa. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração sobre a logística e o financiamento do grupo.





