Conversa entre líderes tratou de preparativos para participação de Lula no Foro Econômico Internacional da América Latina e Caribe e de temas como comércio, investimentos e cooperação regional

Por Karol Peralta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, nesta quinta-feira (15), um telefonema do presidente do Panamá, José Raúl Mulino, no qual discutiram os preparativos para a visita oficial de Lula ao país em 28 de janeiro, quando ele participará da abertura do Foro Econômico Internacional da América Latina e Caribe, organizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), e tratarão de temas como comércio internacional, investimentos e cooperação bilateral.
Texto da matéria
O telefonema entre os presidentes Lula e Mulino focou nos últimos ajustes para a agenda internacional de Lula no Panamá, na qual a participação no Foro Econômico Internacional da América Latina e Caribe figura como um dos principais compromissos para o fim de janeiro. Durante a chamada, os dois líderes reforçaram a importância de aprofundar a cooperação econômica regional e fortalecer os vínculos comerciais entre Brasil e Panamá, país associado ao Mercosul.
Na pauta da visita, que também inclui reunião bilateral com o presidente panamenho, estão previstas discussões sobre **oportunidades de investimentos estrangeiros, expansão da cooperação técnica, além de iniciativas conjuntas para impulsionar o comércio regional e a integração produtiva entre os dois países.
Além dos assuntos econômicos, Lula e Mulino aproveitaram a conversa para trocar impressões sobre a situação política na Venezuela, ressaltando a necessidade de preservar a paz e a estabilidade na América Latina e no Caribe. Os presidentes também coincidiram quanto à importância do fortalecimento das Nações Unidas e da defesa do direito internacional e do diálogo diplomático como pilares centrais para enfrentar desafios globais.
O Panamá, além de ser um parceiro estratégico para o Brasil no comércio e na logística internacional — especialmente por meio do Canal do Panamá — tem se consolidado como um interlocutor-chave nas discussões sobre desenvolvimento regional. A participação do presidente Lula no fórum organizado pelo CAF reafirma o papel do Brasil no cenário multilateral e seu compromisso com a promoção do crescimento econômico sustentável na região.





