SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Tempestade polar deixa mortos e agrava crise humanitária na Faixa de Gaza

Frio extremo, chuvas intensas e estruturas danificadas ampliam o sofrimento da população, já afetada pelo conflito e pela falta de recursos básicos.

Por Karol Peralta

Pelo menos 11 pessoas morreram e várias ficaram feridas em consequência do frio e das chuvas provocadas pela frente polar que atingiu a região e danificou tendas e edifícios. A tempestade causou o desabamento de casas e comprometeu estruturas improvisadas usadas por pessoas deslocadas desde o início do conflito.

A maioria das mortes — cinco — ocorreu no bairro de Bir al-Naja, em Beit Lahia, onde uma casa não resistiu ao impacto e desabou. Outras duas pessoas morreram no bairro de al-Rimal, após o colapso de um muro. Casos semelhantes também foram registrados no campo de al-Shati, onde deslizamentos e baixas temperaturas provocaram novas vítimas.

Entre as mortes registradas está a de uma criança na Cidade de Gaza, que não resistiu às temperaturas extremas, segundo a agência palestina WAFA. Nesta quinta-feira (11), um bebê de oito meses também morreu devido ao frio intenso na cidade de Khan Yunis, no sul da Palestina. A tenda onde vivia a família havia sido danificada pelas chuvas.

Os aguaceiros derrubaram estruturas, inundaram tendas e obrigaram diversas pessoas a abandonarem abrigos improvisados. A situação levou o Ministério da Saúde de Gaza a alertar para o risco de doenças respiratórias, especialmente entre crianças, idosos e doentes.

A Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA) afirmou que as condições de vida em Gaza “pioraram devido às fortes chuvas e às circunstâncias difíceis resultantes do conflito prolongado”. Em comunicado, a agência alertou que ambientes frios, úmidos e insalubres aumentam significativamente o risco de doenças e infecções.

“As tempestades de inverno inundam as ruas e submergem tendas improvisadas em áreas superlotadas e insalubres. Alertamos que esses ambientes aumentam o risco de doenças e infecções”, informou a UNRWA.

A agência pede apoio internacional para garantir abrigo adequado, serviços médicos e condições mínimas de segurança às famílias palestinas. Segundo o órgão, esse auxílio é essencial para que a população consiga enfrentar o inverno “com dignidade”.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br