SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Plataforma Alumia conquista medalha de prata no Prêmio Nacional do Turismo e coloca MS como referência em inovação

Ferramenta criada pela Fundtur/MS em parceria com o IPF/MS é reconhecida nacionalmente na categoria Gestão de Dados e Inteligência Turística, destacando o avanço do estado na inovação do setor.

Por Karol Peralta

A Plataforma Alumia, desenvolvida pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur/MS) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS), recebeu a medalha de prata no Prêmio Nacional do Turismo, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) e pelo Conselho Nacional do Turismo (CNT). A iniciativa foi reconhecida na categoria Gestão de Dados e Inteligência do Turismo, que valoriza projetos capazes de transformar a gestão pública e profissionalizar o setor no país.

A premiação, realizada na noite de quarta-feira (03), em Brasília (DF), é considerada um dos maiores reconhecimentos nacionais a instituições e profissionais que contribuem para o avanço do turismo brasileiro. São destacados projetos que fortalecem a inovação, geram emprego e renda, ampliam a inclusão social e incentivam a sustentabilidade, pilares essenciais para o desenvolvimento do setor.

Criada a partir de um termo de colaboração firmado em 2022, a Alumia é resultado da integração técnica entre Fundtur/MS e IPF/MS. Desde o início do projeto, o Instituto de Pesquisa da Fecomércio atua na criação, manutenção e aperfeiçoamento da ferramenta, que tem como foco ampliar o acesso a dados estratégicos, análises e métricas fundamentais para o trade turístico.

Lançada oficialmente em julho de 2023 com consultoria da Sprint Dados, a plataforma é considerada inédita no Brasil. Mantida pelo Observatório do Turismo de Mato Grosso do Sul, a Alumia reúne informações de 30 fontes distintas, oferece mais de 40 painéis interativos, análises preditivas, cruzamento de Big Data e indicadores de mercados competidores. Desde sua criação, registrou mais de 23 mil visualizações, 680 usuários e a publicação de 17 boletins e um sumário executivo.

Com seis módulos públicos e um restrito, a iniciativa consolida dados essenciais sobre demanda turística, malha aérea, comportamento de busca, interações online, hospedagem e perfil do público de eventos. O conjunto de informações posiciona a Alumia como uma das principais plataformas de inteligência turística do país.

Para a economista e gerente do IPF/MS, Regiane Dedé de Oliveira, o reconhecimento nacional reforça o impacto das parcerias institucionais no desenvolvimento do turismo. “A importância da sinergia entre as instituições é o que faz tudo dar certo, pois temos objetivos em comum, de fomentar o turismo do estado e fornecer dados para tomada de decisão tanto dos gestores públicos como do trade turístico. Ver a plataforma sendo reconhecida nacionalmente nos confirma que estamos no caminho certo e fortalece ainda mais nossa motivação para continuar”, afirma.

A coordenadora geral da Alumia na Fundtur/MS e gerente do Observatório do Turismo, Danielle Cardoso de Moura, destacou que a premiação consolida o papel da inovação no setor. “Receber o 2º lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2025 é motivo de grande orgulho e também de responsabilidade. A Alumia nasceu como um projeto ousado, que só se tornou possível graças às parcerias institucionais, como a do Instituto de Pesquisa da Fecomércio. Este prêmio confirma que estamos no caminho certo e reforça nosso compromisso de seguir desenvolvendo soluções que qualifiquem a tomada de decisão e impulsionem a competitividade do turismo em Mato Grosso do Sul”, afirma.

Com a premiação, Mato Grosso do Sul se destaca como referência nacional em inovação, gestão de dados e uso estratégico da informação para fortalecer o turismo — setor fundamental para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias
Categories

Boletim Diário

Receba as últimas noticias de MS em primeira mão!

contato@mspantanalnews.com.br