Lula destaca menor índice de pobreza da história do Brasil e celebra avanço da economia e da indústria automotiva

Em visita ao Ceará, presidente afirma que queda da pobreza, aumento da renda e expansão da indústria mostram que “o dinheiro está chegando na mão do povo”.

Por Karol Peralta

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira (3), que o Brasil registra a menor taxa de pobreza e extrema pobreza da história, resultado divulgado pelo IBGE horas antes de sua visita ao Ceará. Segundo ele, o avanço econômico recente tem ampliado a renda e colocado mais dinheiro na mão dos trabalhadores.

Durante discurso no polo automotivo de Horizonte (CE), onde foi iniciado oficialmente o processo de produção de veículos elétricos da General Motors no país, Lula destacou que o cenário atual combina inflação baixa, aumento real do salário mínimo, crescimento da massa salarial, além do menor desemprego já registrado no Brasil.

Segundo o presidente, os números refletem uma melhora consistente na economia brasileira, marcada também pela recuperação do poder de compra e pelo impacto de políticas de incentivo ao consumo e à produção. “O dinheiro está chegando na mão do povo”, afirmou durante o evento.

Lula também mencionou a nova faixa de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil, prevista para entrar em vigor em janeiro de 2025. Para ele, a mudança corrige desigualdades e amplia a capacidade de consumo dos trabalhadores. “No Brasil, o rico paga proporcionalmente menos do que o pobre. Isso precisa mudar”, disse.

Indústria automotiva e energia renovável

A cerimônia marcou uma nova fase para o setor automotivo, com a expectativa de retomada da produção nacional e estímulo à mobilidade sustentável. Lula lembrou que esta é a terceira fábrica reativada durante seu governo.

Já o vice-presidente Geraldo Alckmin destacou que a chegada da GM ao Ceará representa fortalecimento da cadeia automotiva e avanço da Nova Indústria Brasil (NIB), voltada à inovação e à modernização tecnológica. Ele também relembrou que, em um único dia após o lançamento do incentivo ao carro popular, mais de 29 mil veículos foram vendidos no país.

Durante o evento, Lula ressaltou que o Brasil tem 53% de sua matriz energética composta por fontes renováveis, enquanto países desenvolvidos buscam atingir 40% apenas em 2050. Para ele, o dado reforça a “vantagem competitiva sustentável” do país.

Outras agendas no Ceará

Mais cedo, o presidente participou da entrega das novas carteiras nacionais de docentes a professores do Ceará, em Fortaleza. No mesmo evento, assinou a autorização para a terceira etapa das obras do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no estado, investimento de R$ 181,3 milhões que integra o projeto de implantação da unidade na Base Aérea de Fortaleza.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br