Seleção brasileira vence por 4 a 1 na Arena PhilSports, nas Filipinas, e disputa a liderança da chave D contra a Itália na próxima quarta-feira (26).

Por Karol Peralta
O Brasil estreou com autoridade na Copa do Mundo de Futsal Feminino, ao vencer o Irã por 4 a 1, na sexta-feira (21), na Arena PhilSports, em Pasig, região metropolitana de Manila, nas Filipinas. A seleção, atual número 1 do mundo, iniciou o torneio mostrando força e conquistando os primeiros três pontos no Grupo D.
Os gols da vitória foram marcados por Ana Luiza, Débora Vanin e Emilly, que balançou as redes duas vezes e foi eleita pela Fifa a melhor jogadora em quadra. O resultado deixa o Brasil na vice-liderança da chave, atrás da Itália, que goleou o Panamá por 17 a 0 na rodada inicial.
A seleção brasileira volta à quadra na próxima quarta-feira (26), às 9h30 (de Brasília), em confronto direto com a seleção italiana — duelo que deve definir o primeiro lugar do grupo. O último compromisso da fase classificatória será no sábado (29, às 8h30), diante do Panamá.
Camisa 9 da Amarelinha, Emilly destacou a importância do trabalho coletivo após receber o prêmio individual.
“Nunca espero ser a melhor, mas espero ser melhor do que eu sempre. O mérito é da equipe. Para receber a bola, tem que ter defesa compacta, pressão e ideias claras da comissão. Ser a melhor é consequência do trabalho”, afirmou.
O Mundial é o primeiro da modalidade organizado pela Fifa. Antes disso, entre 2010 e 2015, o Brasil venceu todas as edições da competição — então sob responsabilidade das confederações. A edição inaugural sob chancela da Fifa reúne 16 seleções, divididas em quatro grupos, com as duas melhores de cada um avançando às quartas de final. A final está marcada para 7 de dezembro.
Grupos do Mundial de Futsal Feminino 2025
Chave A: Filipinas, Polônia, Marrocos, Argentina
Chave B: Espanha, Tailândia, Colômbia, Canadá
Chave C: Portugal, Tanzânia, Japão, Nova Zelândia
Chave D: Brasil, Irã, Itália, Panamá





