Thâmela e Vic, Carol Solberg e Rebecca, Evandro e Arthur Lanci, André e Renato e as campeãs olímpicas Ana Patrícia e Duda garantem vaga na fase decisiva do torneio em Adelaide.

Por Karol Peralta
Cinco duplas brasileiras estão classificadas para as oitavas de final do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia, disputado em Adelaide, na Austrália. As vagas foram definidas entre a noite de terça (18) e a madrugada desta quarta-feira (19), em confrontos equilibrados que reforçaram o protagonismo do Brasil na modalidade.
O Brasil terá peso nas oitavas de final do Mundial de Vôlei de Praia 2024, com cinco duplas garantidas entre os 16 melhores do torneio em Adelaide. A classificação mais recente veio na madrugada desta quarta-feira (19), com vitórias de Thâmela e Vic, Carol Solberg e Rebecca, Evandro e Arthur Lanci, e André e Renato. Na terça (18), as campeãs olímpicas Ana Patrícia e Duda já haviam confirmado a vaga.
A única eliminação brasileira até aqui foi da dupla George e Saymon, derrotada no primeiro confronto da fase eliminatória.
Os jogos das oitavas começam à 0h (horário de Brasília) desta quinta (20), com transmissão ao vivo pela Volleyball World TV.
Domínio brasileiro nas madrugadas de Adelaide
Primeiros brasileiros a entrar em quadra nesta quarta, André e Renato dominaram os austríacos Hammarberg e Berger com tranquilidade: vitória por 2 sets a 0, com parciais de 21/15 e 21/14. A dupla volta à areia às 6h, contra os suecos Hölting Nilsson e Andersson.
Em seguida, Evandro e Arthur Lanci viveram o jogo mais dramático da rodada. Depois de abrirem 21/15 no primeiro set, cederam o empate em 17/21. No tie-break, salvaram três match points antes de fechar em 25/23 e vencer por 2 a 1. Agora enfrentam os suíços Krattiger e Dillier.
“Vitória é vitória, ainda mais em um tie-break desse. A torcida adorou o jogo, e isso também é importante. Dá moral para seguir em frente”, disse Arthur Lanci.
A madrugada também marcou o avanço das líderes do ranking mundial, Thâmela e Vic, que precisaram virar o jogo contra as francesas Placette e Richard. Após perderem o primeiro set por 21/17, reagiram com 21/15 e confirmaram a vitória em um apertado 19/17 no set decisivo. A dupla enfrenta agora as ucranianas Lazarenko e Romaniuk.
“O segredo foi manter o pensamento positivo. Aqui é campeonato duro, todo jogo é jogo. A cabeça faz diferença”, avaliou Vic.
Classificação feminina pela manhã
Na manhã australiana, Carol Solberg e Rebecca venceram sem sustos as donas da casa Fleming e Fejes por 2 sets a 0 (21/14 e 21/18). O próximo duelo será contra as alemãs Ittlinger e Grüne, às 5h30.
Agenda das oitavas de final (quinta, 20)
0h – Thâmela/Vic x Lazarenko/Romaniuk (Ucrânia)
0h – Pedrosa/Campos (Portugal) x Perusic/Schweiner (Rep. Tcheca)
1h – Donlin/Denaburg (EUA) x Ana Patrícia/Duda
1h – Krattiger/Dillier (Suíça) x Evandro/Arthur Lanci
5h30 – Ittlinger/Grüne (Alemanha) x Carol/Rebecca
6h – André/Renato x Hölting Nilsson/Andersson (Suécia)





