SEU ANÚNCIO AQUI E AGORA!

TODO ESSE ESPAÇO PODE SER SEU!

Ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, é libertado da prisão e aguardará julgamento em liberdade

Tribunal de Paris determinou que Sarkozy poderá recorrer fora da prisão, mas com restrições de contato; o ex-presidente cumpre pena por esquema de financiamento ilegal com a Líbia.

Por Karol Peralta

O ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, foi libertado da prisão nesta segunda-feira (10), após decisão de um tribunal de Paris que determinou que ele poderá aguardar em liberdade o julgamento do recurso contra sua condenação por conspiração criminosa, proferida em setembro.

De acordo com a emissora BFMTV, afiliada da CNN, Sarkozy foi condenado por seu envolvimento em um esquema de financiamento ilegal de sua campanha presidencial de 2007, com recursos provenientes da Líbia, em troca de favores diplomáticos.

Durante uma audiência por videoconferência nesta segunda, o ex-presidente afirmou que seus 20 dias na prisão foram “muito difíceis”. Apesar da libertação, o tribunal impôs restrições: Sarkozy não poderá manter contato com pessoas envolvidas no caso nem com o ministro da Justiça francês, Gerald Darmanin, que recebeu críticas públicas após visitá-lo na prisão em outubro.

Os promotores haviam solicitado que o ex-presidente fosse libertado sob controle judicial, com limitações de comunicação, o que foi acatado pela Justiça.

A decisão reacende o debate político na França sobre corrupção e privilégios de ex-líderes, em um momento em que o país enfrenta uma crescente pressão social por transparência e integridade no poder público.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contato@mspantanalnews.com.br